Caçadores ilegais mortos por elefantes na África do Sul

Parque nacional Kruger, no nordeste da África do Sul, palco de confrontos entre caçadores ilegais e manadas de elefantes. O episódio de 17 de abril é mais um exemplo da guerra silenciosa da caça ilegal.

Em 17 de abril, deu-se mais um episódio de uma guerra silenciosa entre animais, defensores da vida selvagem e caçadores ilegais no parque nacional Kruger, no nordeste da África do Sul. O Kruger National Park é palco constante de confrontos entre caçadores, patrulhas de defesa e os próprios animais, como noticia constantemente o IFL Science. Nesse dia, uma patrulha de defesa do parque identificou três suspeitos de caça ilegal. Os criminosos localizaram igualmente a patrulha e fugiram.

O guardas do parque accionaram unidades aéreas e equipas caninas, abrindo uma intensa perseguição aos fugitivos que acabaram por enfrentar algo pior do que consequências legais. Ao fugir, o grupo acabou por inadvertidamente dirigir-se para o meio de uma manada de elefantes. O primeiro indivíduo teve a sorte de acabar capturado pelas autoridades, o que o viria a salvar do fim do outro caçador ilegal: pisado e esmagado até à morte pelos elefantes. O terceiro membro da equipa de caçadores ilegais continua, ainda, desaparecido.

Desemprego e ausência de acompanhamento social faz disparar número de caçadores ilegais

Rinocerontes são animais o principal alvo da caça ilegal, pelos cornos vendidos no mercado negro

Os elefantes não são o principal alvo da caça ilegal. Os rinocerontes, sim, são animais o principal alvo, pelos cornos vendidos no mercado negro. Apesar de revoltante, a caça ilegal tem raízes socioeconómicas. Muitos dos caçadores são forçados a praticarem estes crimes pelo desemprego e pela falta de auxílio, particularmente acentuados em tempos de pandemia. De acordo com as últimas estatísticas, o número de caçadores ilegais cresceu drasticamente desde o início da pandemia de covid-19.

As autoridades sul-africanas têm ampliado, desde 2015, as áreas de intervenção nos parques nacionais e, consequentemente, os conflitos com caçadores ilegais e a morte de guardas aumentaram também de forma drástica. Grupos armados e terroristas de diversas regiões do continente africano empregam grupos de caça em áreas de preservação nacional, com vista ao financiamento de atividades criminosas e terroristas.

LEIA AGORA
Destroços de foguetão chinês em queda livre sobre a Terra [vídeo]
Destroços de foguetão chinês em queda livre sobre a Terra [vídeo]
Os destroços de um foguetão chinês lançado na passada semana devem reentrar na atmosfera neste fim de semana. A queda está a ser acompanhada pelo Comando Espacial dos EUA. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS