Buraco misterioso e gigante aparece no Atacama e assusta população

Buraco com 32 metros de diâmetro e 64 metros de profundidade aparece no deserto do Atacama e deixa a população em sobressalto.

Buraco misterioso e gigante aparece no Atacama e assusta população

O governo do Chile revelou estar a investir as causas do aparecimento de uma gigante cratera de 32 metros de diâmetro e 64 metros de profundidade que apareceu nas imediações de uma mina de cobre no deserto do Atacama. De acordo com a Subdireção Nacional de Mineração do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), um grupo de especialistas deslocou-se até Tierra Amarilla, situada a perto de 800 quilómetros de Santiago, local onde apareceu o misterioso buraco.

Pensou que marido tinha prisão de ventre mas era uma garrafa no reto
TAC permitiu despistar prisão de ventre. Os médicos removeram a garrafa de água do reto de um homem depois de a mulher ter insistido com o marido para ir ao hospital (… continue a ler aqui)

Foi montado um perímetro de segurança de 100 metros à volta da cratera, que está localizada nos terrenos da mina Alcaparrosa de Candelaria, que pertence à empresa canadiana Lundin Mining. Segundo um comunicado revelado pela empresa, “não houve impacto no pessoal, equipamentos e infraestrutura” e a situação mantém-se igual desde que foi detetada. Ainda assim, e como prevenção, “foram suspensos temporariamente os trabalho de desenvolvimento de uma área da mina subterrânea em Alcaparrosa”. Especialistas e funcionário da empresa tentam “esclarecer as causas e assegurar que são tomadas todas as medidas de segurança para proteger a vida dos trabalhadores e as comunidades próximas do local”, refere David Montenegro, diretor da Sernageomin. Acrescentando que profissionais percorreram a região “para verificar a existência de fissuras e entraram na mina para se certificar do estado real”.

“O colapso é resultado da atividade de mineração ou é de outra natureza?”

A misteriosa e gigante cratera causou enorme surpresa junto dos perto de 13 mil habitantes de Tierra Amarilla. Cristian Zúñiga, autarca local, fez saber aos órgãos de comunicação social locais que, entre a população, existiu o medo de incidentes devido às operações de mineração na região. “Este enorme buraco é algo que não tinha sido visto na nossa comunidade. Queremos que seja esclarecido. Por que aconteceu este evento? O colapso é resultado da atividade de mineração ou é de outra natureza?”, pergunta. O Chile é o maior produtor mundial de cobre, sendo responsável por mais de 25% da oferta global.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: DR

Impala Instagram


RELACIONADOS