Bullying leva menina e família a transformação radical

Desde que se lembra, Breanna foi vítima de bullying motivado pela sua obesidade. Até que ela e a família fizeram algo radical que a deixou irreconhecível.

Enquanto as outras crianças brincavam no recreio, Breanna, criança de 9 anos, ficava a um canto. Sozinha. Com apenas 9 anos, já pesava quase 90 quilos. Breanna foi sempre assim, obesa. No primeiro ano de escola, já pesava 45 quilos. Foi de imediato o alvo mais fácil das outras crianças. «Todos os meninos na escola me chamava balofa», diz, com lágrimas nos olhos, ao recordar aqueles tempos de bullying.

LEIA MAIS: Quis ser bonita, fez plásticas e ficou assim [não vai acreditar como era antes]

A mãe, Heidi, deixou de conseguir ver o sofrimento da filha e decidiu que a situação tinha de mudar. Nesse momento, decidiu algo drástico. Implementou um rigoroso programa de perda de peso. Mas Breanna não o faria sozinha. Toda a família se juntaria a ela. Diariamente, pai, mãe e o irmão, de apenas 5 anos, Nathan, caminhavam 6 quilómetros. Sem exceção.

Portugal é o 15.º país com mais relatos de bullying

Não é apenas nos EUA, onde vive Breanna, que o problema do bullyimg existe. Portugal é o 15.º país com mais relatos de bullying na Europa e na América do Norte, ficando inclusive à frente dos Estados Unidos da América, segundo um estudo divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). «Começámos a fazer isto em família», conta Heidi, para revolucionar a vida da filha. «Nada nos podia deter. Íamos à noite, à chuva, na neblina. Sem desculpas», explica a mãe de Breanna. A dieta de toda família também mudou. Apenas 20 gramas de gordura por dia e a menor quantidade possível de açúcar. Ainda hoje, Breanna ainda corre 75 minutos por dia. O resultado é espetacular!»

Em menos de um ano, a criança perdeu 30 quilos. Os dias de bullying desapareceram finalmente. Muitas das crianças que costumavam implicar com ela estão agora arrependidas. Breanna livrou-se do peso que a atormentava e está mais feliz do que nunca. A menina que parava frequentemente para recuperar o fôlego, é agora jogadora de basquete e de natação da escola.

LEIA MAIS: «Se gostas tanto das fotos das outras, aí tens a minha, amor!»

A mãe não poderia estar mais orgulhosa. «Ela inspira-me diariamente. É uma inspiração para a gente e para todas as crianças que sofrem de obesidade. É prova do que podemos conseguir com um par de ténis e motivação. Isto mudou o rumo da vida dela. E o nosso também.» A solidariedade familiar foi crucial para ajudá-la a ter uma nova vida feliz. O pai aconselha a colocarmos a saúde dos filhos em primeiro lugar. «Não tenham medo de lhes dar aquele puxão de orelhas. Vale a pena a longo prazo. É a vida deles que está em jogo.»

Em tempos onde 1 em cada 3 crianças está obesa nos Estados Unidos, a conquista de Breanna dá coragem, esperança e motivação aos outros. A família dela entendeu que saúde é o recurso mais importante, e por isso a apoiou durante todo o processo, tendo resultados fantásticos.

Em Portugal, 1 em cada 3 crianças tem excesso de peso

Em Portugal, uma em cada três crianças tem excesso de peso. Mais precisamente, 28,5% das crianças entre os 2 e os 10 anos têm excesso de peso, entre as quais 12,7% são obesas, de acordo com os resultados do mais recente estudo divulgado pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que analisou uma amostra de 17.698 crianças, em idade escolar, no ano letivo 2016-17, oriundas das sete unidades territoriais portuguesas (NUTS II).

LEIA MAIS: 12 famosos que ficaram irreconhecíveis após perderem peso

Impala Instagram


RELACIONADOS