ALERTA Brumadinho | Populações fogem de novas barragens em risco

Esta quarta-feira, de acordo com a Vale, empresa responsável pela barragem da tragédia em Brumadinho, 75 pessoas serão evacuadas das proximidades de cinco barragens.

ALERTA Brumadinho | Populações fogem de novas barragens em risco

Esta quarta-feira, 20 de fevereiro, foram realizadas novas evacuações em Nova Lima e em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, por risco de rotura em cinco barragens da Vale, a empresa proprietária da barragem que ruiu há perto de um mês em Brumadinho . As primeiras famílias foram deslocadas ao início do dia, na região do Rio do Peixe, junto ao complexo Vargem Grande, em Nova Lima. Ao todo, 38 famílias estão a ser evacuadas. A Vale informa que as estruturas estão a passar pelo processo de descomissionamento – paralisação das atividades da barragem com a previsão de reaproveitamento – que tinha sido anunciado após a primeira tragédia, em Brumadinho, que vitimou mortalmente 169 pessoas. O número de mortes deverá continuar a subir, já que se mantêm 141 pessoas desaparecidas. Equipas da Vale que estavam no local informaram que até o início da tarde a barragem ainda não tinha entrado na classificação de nível 2, momento em que soam os alertas. Assim que as famílias da região afetada forem informadas, a classificação será elevada para nível 2, interditando a comunidade e todos os seus acessos.

Barragem pode levar consequências semelhantes à de Brumadinho

Em caso de rutura desta barragem, a lama pode chegar até ao Rio das Velhas que, tal como Paraopeba, garantem o abastecimento de água de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em comunicado, a empresa informou ainda que o descomissionamento da barragem a montante de Vargem Grande, que tinha sido anunciado a 4 de fevereiro, está incluída neste procedimento. Para garantir a segurança dos moradores da Zona de Autossalvamento, a evacuação já foi iniciada. Os habitantes de Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, em Ouro Preto, também serão retirados. Estas barragens fazem parte das dez inativas da Vale e estão no plano de aceleração de descomissionamento, já anunciado.

LEIA MAIS

Criança vítima de atropelamento e fuga sobrevive por milagre [vídeo]

Previsão do tempo para quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Mulher espancada durante quatro horas no primeiro encontro

Impala Instagram


RELACIONADOS