Brumadinho: Pelo menos 40 mortos e risco de nova rutura de barragem no Brasil [vídeo]

Pelo menos 40 pessoas morreram na sequência da rutura de uma barragem em Brumadinho, Minas Gerais. Risco de novas ruturas levam a mais evacuações.

O anterior balanço apontava para 34 mortos, 300 desaparecidos, 23 pessoas encaminhadas para hospitais da região e 81 pessoas desalojadas devido à rutura da barragem. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, considerou ser muito difícil resgatar pessoas com vida dos escombros. A rutura da barragem da empresa de mineração Vale no município de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, ocorreu na sexta-feira e causou uma avalanche de lama e resíduos minerais.

Risco de nova tragédia com barragem em Brumadinho

De acordo com os bombeiros, entretanto, iniciou-se nova evacuação de comunidades em Brumadinho já na manhã deste domingo, 27 de janeiro, depois de se constatar que uma quarta barragem da Vale apresenta risco iminente de rotura ou rebentamento. A evacuação será feita em áreas de risco, próximas do leito do rio Paraopeba e nas áreas já anteriormente atingidas pela lama. Tejuco e Córrego do Feijão serão evacuadas. Em comunicado, a Vale informa que, «como medida preventiva, a comunidade da região está a ser deslocada para pontos de encontro previamente determinados pelo Plano de Emergência».

Resgatadas 366 pessoas até ao momento

Segundo o levantamento do governo de Minas Gerais, até ao momento foram resgatadas 366 pessoas, sendo 221 funcionários da empresa Vale e 145 subcontratados. Os bombeiros suspenderam na noite de sábado as buscas pelas vítimas e, de acordo com fontes dos bombeiros, citadas pelo portal G1, as buscas, com cerca de 200 operacionais no terreno, foram interrompidas à meia-noite de Lisboa e serão retomadas às 06h00.

LEIA MAIS

O que revela a autópsia sobre a causa de morte de Julen [vídeo]

Menina psicopata que há 23 anos queria matar os pais cresceu e está irreconhecível

Lutadora de kickboxing com 17 anos entra em trabalho de parto durante combate

Barragem da Vale rompe em Brumadinho

[imagens Globo]

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

Brumadinho: Pelo menos 40 mortos e risco de nova rutura de barragem no Brasil [vídeo]

Pelo menos 40 pessoas morreram na sequência da rutura de uma barragem em Brumadinho, Minas Gerais. Risco de novas ruturas levam a mais evacuações.