Boris Johnson recusa olhar para fotografia de criança doente a dormir no chão de hospital

O primeiro-ministro britânico tirou o telemóvel a jornalista e foi acusado de falta de empatia.

Boris Johnson recusa olhar para fotografia de criança doente a dormir no chão de hospital

Um menino de quatro anos doente com suspeitas de pneumonia teve de dormir no chão do hospital em Leeds, Inglaterra, por falta de camas. Durante o dia de campanha eleitoral, um jornalista confrontou Boris Johnson com a imagem e a reação gerou polémica. O primeiro-ministro britânico tirou-lhe o telemóvel e foi acusado de falta de empatia.

LEIA DEPOIS

«Mal educados, ignorantes, agressivos». O que pensa Johnson sobre os filhos de mães solteiras

Boris Johnson recusa olhar para a foto e tira telemóvel a jornalista

O momento aconteceu após uma visita de Johnson a uma fábrica em Sunderland. O jornalista Joe Pike, da ITV, mostrou a Boris Johnson a imagem de Jack Williment-Barr, de quatro anos, a dormir no chão de um hospital, coberto por casacos. O primeiro-ministro britânico recusou olhar para a foto e quando a câmara não o estava a filmar pegou no telemóvel do jornalista e colocou-o no bolso.

«O que nós estamos a fazer é levar este país para a frente»

«Eu entendo. E, obviamente, temos toda a simpatia possível por todos aqueles que têm uma experiência negativa no Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês)», terá respondido Johnson a Pike, de acordo com o Guardian. «Estou a falar sobre este menino, primeiro-ministro. Como se sente ao olhar para esta fotografia?», insistiu o jornalista, questionando o porquê de o primeiro-ministro não olhar para o telemóvel. «Vou estudá-la mais tarde», afirmou Boris Johnson, evitando falar mais sobre o assunto. «O que nós estamos a fazer é levar este país para a frente e estamos a investir no NHS.»

Primeiro-ministro olha finalmente para a foto e responde

Mais tarde e aproveitando a ocasião, o jornalista abordou novamente Johnson. «Recusou-se a olhar para a fotografia, pegou no meu telemóvel e colocou-o no seu bolso, primeiro-ministro. A mãe [do menino] diz que o NHS está em crise. Qual é a sua resposta a isso?» Boris Johnson retirou o telemóvel do bolso e olhou, pela primeira vez, para a imagem. «É uma fotografia terrível e eu peço desculpa, obviamente, à família e a todos aqueles que têm experiências terríveis no NHS. Mas o que estamos a fazer é apoiar o NHS e, no geral, acho que os doentes no NHS têm uma experiência muito, muito melhor do que a que esse pobre menino teve», concluiu.

Ministro critica atitude de Johnson: «Não dêem a essa desgraça de homem mais cinco anos»

A reação do primeiro-ministro levou Jonathan Ashworth, ministro sombra para a saúde, a reagir no Twitter:  «Não dêem a essa desgraça de homem mais cinco anos para continuar a levar o nosso NHS ao chão. Crianças doentes como o Jack merecem muito melhor».

Eleições marcadas para dia 12 de dezembro

As eleições legislativas britânicas, convocadas antecipadamente para tentar romper o impasse relacionado com o ‘Brexit’, realizam-se na quinta-feira, 12 de dezembro, tendo as sondagens consistentemente apontado para uma maioria absoluta do partido Conservador de Boris Johnson.

Texto: Jéssica dos Santos

LEIA MAIS

Especialistas em sondagens apontam para maioria absoluta de Johnson nas legislativas britânicas

Impala Instagram


RELACIONADOS