BES retira 630 milhões de euros a clientes com contas no Dubai

Os clientes perderam o dinheiro todo e nunca tiveram conhecimento sobre o investimento que estava a ser feito.

BES retira 630 milhões de euros a clientes com contas no Dubai

O Banco Espírito Santo (BES) sediado no Dubai Espírito Santo Bankers Dubai – terá retirado 630 milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá, avança o Correio da Manhã. Como estas três entidades estão em processo de liquidação, os clientes perderam o dinheiro todo e nunca tiveram conhecimento sobre o investimento que estava a ser feito.

LEIA DEPOIS
Portuguesa morta à facada pelo marido à frente do filho

Autoridade de supervisão do Dubai alertou o Ministério Público português

O Ministério Público português foi informado pela própria autoridade de supervisão do Dubai de que os clientes lesados têm créditos de 700 milhões de dólares (cerca de 630 milhões de euros) e que o Espírito Santo Bankers Dubai terá acedido às contas através de um método chamado de colocação fiduciária. Desta forma, o banco pode retirar dinheiro das contas dos seus clientes e aplicá-los em produtos financeiros escolhidos pela instituição bancária.

 

Este esquema, que passava por vender aos clientes destas três entidades papel comercial das empresas do grupo, sem nunca revelar o estado das contas das mesmas, envolveu o Banque Privée Espírito Santo (Suíça) e o Espírito Santo Bankers Dubai.

LEIA MAIS
Previsão do tempo para esta segunda-feira, 23 de setembro

Impala Instagram


RELACIONADOS