Cabaz de bens essenciais já aumentou 33 euros e custa agora mais de 200 euros

De acordo com a monitorização semanal feita pela DECO Proteste.

Cabaz de bens essenciais já aumentou 33 euros e custa agora mais de 200 euros

Um cabaz de bens essenciais já aumentou cerca de 33 euros desde o início da guerra na Ucrânia. De acordo com a monitorização semanal feita pela DECO Proteste, o cesto de alimentos custa agora 217,14 euros.

“Entre 23 de fevereiro, véspera do início do conflito armado na Ucrânia, e 28 de dezembro, o preço do cabaz de bens alimentares essenciais aumentou 18,26% (mais 33,51 euros), custando agora 217,14 euros”, indica a entidade.

Aumento é calculado com base nos preços praticados diariamente

De acordo com a organização de defesa do consumidor, os laticínios são a categoria que regista a maior subida, sendo que a carne também está cada vez mais cara. “Em dez meses, o preço do peixe subiu 17,88%; o da mercearia subiu 17,43%; as frutas e legumes registaram um acréscimo de 14,46%; e nos congelados os preços ficaram 17,15% mais caros”, refere também.

Desde fevereiro de 2022 que a DECO tem feito uma monitorização semanal dos preços dos produtos alimentares essenciais. “Esta análise tem revelado aumentos quase todas as semanas”, sustenta.

Para ler depois
Mal-estar após comer demais pode ser sinal de cancro
Natal e fim de ano são festas onde é normal cometer alguns exageros, quer seja na comida ou na bebida (…continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS