Bebé cujo embrião foi congelado durante 13 anos prestes a fazer 1 ano

Luna nasceu sem nenhuma complicação e é um sucesso da Medicina.

A bebé cujo embrião esteve congelado durante 13 anos está quase a fazer um ano. Luna nasceu sem qualquer complicação e foi declarada um sucesso da Medicina.

LEIA MAIS: Conheça a mãe que ganha milhares de euros a abraçar estranhos

Chris e Nancy Weiss, ambos de 43 anos, tentaram de tudo para ter um filho. Durante mais de dois anos fizeram todos os tratamentos de fertilidade possíveis antes de partirem para a Fertilização In Vitro (FIV). Depois de cinco FIV e de uma gravidez ectópica, não baixaram os braços. Os problemas de fertilidade foram piorando com o tempo e a idade cada vez mais avançada da futura mãe. Contudo, Nancy ouviu falar de adoção de embriões, algo que até à data desconhecia. Nos Estados Unidos da América, há mais de 500 mil embriões congelados à espera de serem transferidos. Trata-se de «futuros bebés» perdidos no sistema porque já não serão utilizados pelos pais biológicos, «que os deram para adoção».

Embrião da bebé fora doado em 2005, há 13 anos

Os médicos explicaram ao casal que a taxa de sucesso para que um bebé nascesse era de 50 por cento. A primeira FIV resultou, finalmente, numa gravidez. Nancy acreditava que o embrião tinha pouco mais de dois anos. Foi na primeira consulta pré-natal que a mulher foi informada de que o embrião tinha sido concebido em 2004, tendo uma idade cronológica de 13 anos. «Ainda fico surpreendida quando falo nesse assunto. É muito difícil assumir que a minha bebé já tinha 13 anos quando nasceu», desabafa Nancy.

LEIA MAIS: Jornalista dá notícia a morte da própria filha em direto na TV [vídeo]

Luna nasceu a 31 de dezembro do ano passado, sem qualquer complicação, desafiando a Ciência. Prestes a cumprir o primeiro ano de vida, os pais da bebé Luna estão a preparar uma festa para toda a comunidade, onde se estima que compareça uma centena de pessoas. A adoção de embriões é cada vez mais comum nos EUA, onde uma FIV com doação de óvulos pode ultrapassar os 35 mil euros. A adoção de embriões não chega aos 5 mil.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Impala Instagram


RELACIONADOS