Bebé de ano e meio com doença rara não pode chorar ou transpirar

A criança, de ano e meio, tem urticária acua génica e a água provoca-lhe lesões graves.

Uma menina bebé portadora de doença rara não pode chorar nem transpirar. A criança, de ano e meio, tem urticaria acua génica e a água provoca-lhe lesões graves. Ivy Angerman, de Hasting, Minesota, nos Estados Unidos da América, nasceu com uma síndrome rara e tem lutado contra as consequências da doença. Apesar de se tratar de uma enfermidade congénita, os sintomas só se manifestaram há três meses. A mãe, Brittany Angerman, notou que a filha ficava com a pele muito vermelha após o banho. Poucas horas depois, o corpo ficava repleto de bolhas.

Doença rara deixa a bebé com sequelas equivalentes a queimaduras de terceiro grau

As manifestações cutâneas foram piorando a cada dia, ao ponto de ficar marcada apenas com lágrimas ou suor. Depois de ter contacto com água ou humidade, a menina sofre cerca de uma hora antes de regressar à normalidade. Os efeitos no corpo de Ivy são semelhantes aos de uma queimadura em terceiro grau. «É algo que ainda não conseguimos entender totalmente. O que, sim, percebemos é que o sofrimento é atroz e que não há tratamento completamente eficaz ou algo que se possa fazer para que ela consiga tomar banho», explica Brittany. Ivy Angerman praticava natação e adorava água e não entende por que teve de mudar a sua rotina. «Ela chora a olhar para a água porque eram os seus momentos favoritos. Mas se entrar, mesmo que por poucos minutos, grita de dor. Explicar isto a uma menina de ano e meio não é fácil. Principalmente quando ela pergunta quando é que o problema vai passar», conta a mãe.

Nenhum médico especialista tem solução para o problema da bebé

Brittany e Daniel, o pai da menina, já consultaram os melhores especialistas norte-americanos, mas nenhum consegue encontrar uma solução para o problema, que se tem agravado. «No último mês, até suar lhe provoca queimaduras. Temos de estar sempre a acalmá-la, quando ela está a brincar ou a gastar energias próprias da idade. Estamos desesperados com a tristeza da nossa menina», confessa Daniel. Para que Ivy Angerman consiga tomar banho, precisa de tomar fortes anti-histamínicos. E tem de aguardar que façam efeito. Entretanto, o banho não pode durar mais de cinco minutos.

LEIA MAIS

Mulher com alzheimer reconhece neta por breve momento [vídeo]

Jornalista abortou e pediu ao Facebook para bloquear anúncios sobre maternidade

Bebé abandonada no lixo é hoje estrela de cinema na Índia

Impala Instagram


RELACIONADOS