Bebé gravemente desnutrida devido a dieta vegan dos pais

A menina, de 19 meses, sofreu uma convulsão e foi, posteriormente, entregue a uma família de adoção.

Bebé gravemente desnutrida devido a dieta vegan dos pais

Um casal australiano deixou a filha, de apenas 19 meses, severamente desnutrida depois de a obrigar a seguir uma dieta vegan, que consistia em aveia, batatas, pão e arroz.

LEIA DEPOIS
Bebé Matilde recebe «medicamento milagroso» esta terça-feira

A menina, que hoje tem três anos, parecia ter três meses e ainda não tinha dentes. Segundo avança a BBC, os pais foram criticados pela juíza Sarah Huggett, do Tribunal Central de Sydney, na Austrália, que considerou a dieta «completamente inadequada».

«Esta criança estava severamente desnutrida, abaixo de peso e do tamanho e atrasada no que diz respeito aos marcos apropriados à idade», acrescentou a juíza.

Foi em março de 2018 que se soube o que se passava. Uma chamada da mãe da bebé para os serviços de emergência, após a filha ter sofrido uma convulsão, levou à retirada da criança, que foi depois entregue a uma família de acolhimento. Na altura, a criança tinha os lábios azuis, as mãos e os pés frios, os níveis de açúcar no sangue estavam baixos e tinha pouca massa muscular. Segundo a família de acolhimento, «ela não conseguia levantar-se, falar, alimentar-se, nem brincar com bonecos».

Por terem mais dois filhos que cresceram de forma saudável, o casal «não conseguiu inicialmente perceber que a condição se devia a desnutrição», segundo disse a juíza, revelando ainda que a mãe sofria de depressão e que se tornou «bastante obcecada» com as suas crenças, neste caso, o veganismo. «É responsabilidade de todos os pais garantir que a dieta que escolhem dar aos filhos, seja uma equilibrada e que contenha nutrientes essenciais suficientes para um crescimento saudável.» O casal, com cerca de 30 anos, foi condenado a 18 meses de serviço comunitário.

Impala Instagram


RELACIONADOS