Barriga de aluguer gera neto depois de filha perder o útero

Uma mulher de Minas Gerais, no Brasil, aceitou ser barriga de aluguer e está grávida do próprio neto. A filha perdeu o útero e não podia gerar um filho.

Tereza Aparecida Soares, de 58 anos, é barriga de aluguer e está gravida de oito meses de Rubens. O bebé é neto dela e irá nascer em março. Em 2009, quando tinha 22 anos, a filha de Tereza, Thais Marina Soares, foi diagnosticada com cancro do colo do útero e teve de o retirar para salvar a sua vida. «Tive que tirar o útero. Mas o médico deixou um ovário para que eu não entrasse em menopausa», conta ao G1.

LEIA DEPOIS
Dois mil fetos humanos encontrados em casa de médico sepultados em túmulo único

Casal pensou em adoção ou barriga de aluguer

Na altura em que o cancro lhe assombrou a vida, a jovem estava no último ano da faculdade e já namorava com o atual marido, Leandro Junior de Carvalho. Thaís fez 10 meses de tratamento, com quimioterapia e radioterapia. «O tratamento foi muito forte. Mas nunca pensei que iria perder a minha filha para o cancro. Passávamos até 20 dias no hospital depois da quimioterapia e eu ficava todo o tempo ao lado dela», relembra a mãe. Thais casou-se com Leandro e o casal começou a pensar em alternativas, que passavam por adoção ou barriga de aluguer.

«O médico até sugeriu que fosse a minha irmã. Mas ela é mais nova e estava a preparar o casamento. Não quis interferir na vida dela. Então, pensei na minha mãe, que é uma mulher muito forte. Não tinha como ser outra pessoa. A forma como ela lida com os problemas é diferente», explica Thais. A futura avó não teve dúvidas e aceitou prontamente ser barriga de aluguer para o próprio neto.

Grávida à segunda inseminação

Tereza, que antes adorava comer muito pão e bebie bastante café, iniciou uma dieta e exercícios pilates. Perdeu 12 quilos em três meses. «O meu marido sempre me apoiou. Não tive medo por ser uma gravidez de risco», conta Tereza Aparecida Soares. A primeira inseminação não resultou. Dois meses depois, em julho de 2019, veio a boa notícia. Um teste adquirido na farmácia deu positivo. Tereza conta que a gestação está a ser tranquila. Apesar dos enjoos nos três primeiros meses, a avó tem uma vida normal.

«Não parei a minha vida. Vou à missa, ao supermercado… As pessoas ficam a olhar, mas não perguntam nada», diz. Thaís, que hoje é enfermeira e tem 33 anos, deixa um recado para outras mulheres. «Não poder engravidar não é sinónimo de não ter filhos. Existem muitas possibilidades. Temos de ter fé e correr atrás, seja com barriga de aluguer, adoção ou tratamentos de fertilidade», conclui.

Impala Instagram


RELACIONADOS