Barco de migrantes chega a Portugal com grávida e adolescente a bordo

Em 10 meses, é a primeira vez que um barco de migrantes chega ao sul de Portugal com uma mulher e um adolescente a bordo.

Barco de migrantes chega a Portugal com grávida e adolescente a bordo

Um velho barco de pesca, com 28 migrantes, desembarcou na ilha Deserta, em Faro. A bordo da embarcação seguia uma mulher grávida, bem como um jovem de 15 anos. No barco, de apenas sete metros, seguiam ainda mais duas mulheres. É o primeiro caso registado no Algarve, desde que começaram a aparecer este tipo de embarcações há 10 meses. Desde então, todos os casos envolveram apenas migrantes adultos e todos do sexo masculino.

LEIA MAIS

Portugal confirma disponibilidade para acolher até 100 refugiados do campo de Moria

O alerta foi dado quando foi vislumbrada a embarcação lotada a rumar à praia da ilha Deserta. Os migrantes chegaram a terra e rapidamente se meteram em fuga. Sem local para fugir, o grupo acabou por se refugiar nas dunas, já perto das margens da ria Formosa. As autoridades acabaram por encontrar o grupo de migrantes, entretanto disperso, que não ofereceu qualquer resistência. Seguiram para o Cais Comercial de Faro e daí para a Base de Apoio Logístico da Proteção Civil.

Migrantes vão ser presentes a juiz

Os 28 migrantes terão nacionalidade marroquina e foram submetidos a testes de despistagem da covid-19. Seguir-se-á um interrogatório levado a cabo pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Serão também presentes a um juiz, de modo a saber quais as medidas de coação a que vão ficar sujeitos.

Foto: iStock by Getty Images

Impala Instagram


RELACIONADOS