Aviso de tsunami em Vanuatu já foi retirado

O aviso de possível tsunami emitido para o arquipélado de Vanuatu, no Oceano Pacífico, a seguir ao sismo de magnitude 7,0 hoje registado, já foi retirado, noticia a agência noticiosa Associated Press (AP).

Aviso de tsunami em Vanuatu já foi retirado

O aviso de possível tsunami emitido para o arquipélago de Vanuatu, no Oceano Pacífico, a seguir ao sismo de magnitude 7,0 hoje registado, já foi retirado, noticia a agência noticiosa Associated Press (AP). De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos da América (EUA), o aviso de um possível tsunami depois do sismo já foi retirado, não havendo ainda relato de eventuais vítimas do terramoto.

Arquipélago situado no “Anel de Fogo” do Pacífico

De acordo com as informações citadas pela AP, o epicentro do sismo ocorreu a 23 quilómetros de Port Olry e a uma profundidade de 27 quilómetros.

Vanuatu alberga cerca de 280.000 pessoas e é propensa a catástrofes naturais, com meia dúzia de vulcões ativos, bem como ciclones regulares e terramotos. O arquipélago está situado no “Anel de Fogo” do Pacífico, um arco de falhas sísmicas onde os sismos são comuns.

Lisboa implementa sistema de aviso de tsunami com duas sirenes

A Câmara de Lisboa apresentou o Sistema de Aviso e Alerta de Tsunami no Estuário do Tejo, com a instalação de sirenes na Praça do Império e na Ribeira das Naus e a definição de percursos de evacuação. Leia mais aqui

Para ler depois
Chuva forte coloca zona norte e centro sob aviso laranja
As zonas norte e centro de Portugal Continental vão estar hoje sob aviso laranja devido a períodos de chuva forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (…continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS