Aveiro | Acusados de traficar mulheres para sexo

Vítimas traficadas para sexo provinham de famílias desestruturadas e eram exploradas por rede internacional de prostituição que operava em Aveiro. Há 12 acusados por, entre outros, crime de tráfico de pessoas.

Aveiro | Acusados de traficar mulheres para sexo

Um grupo de 12 indivíduos obrigou, durante anos, mais de 20 mulheres romenas – vindas de famílias desestruturadas, vítimas de violência doméstica e consumidoras de álcool e droga – a prostituírem-se na rua na região de Aveiro. A rede foi desmantelada em junho do ano passado, na operação El Pibe, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). As 12 pessoas foram acusadas de crimes de tráfico de pessoas, associação criminosa, falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

LEIA DEPOIS
Assaltante em São João da Madeira foge de bicicleta depois de vítima lhe ter tirado a arma

Grupo de Aveiro operava em Portugal e noutros países europeus

O grupo operava em Portugal, e noutros países europeus. Aproveitava-se da vulnerabilidade das vítimas que, chegadas a Albergaria-a-Velha e a outras localidades, eram exploradas sexualmente. A justificação era a de que tinham de pagar «comissões» da viagem desde a Roménia. O esquema, de acordo com a acusação do Ministério Público, rendia à rede aproximadamente 70 mil euros por ano.

Investigação iniciada em 2018 terminou em 2019

A investigação começou em 2018, mas o SEF só em junho de 2019 avançou com a operação que permitiu colocar sete dos acusados em prisão preventiva. Durante as buscas, foram apreendidas seis viaturas, ouro, joias, dinheiro e documentos falsos. Duas agências de transferência de dinheiro e uma de viagens também foram alvo de fiscalização.

LEIA AGORA
É assim o longo caminho de dor e aceitação por que passam a mulher e os filhos de Pedro Lima

Impala Instagram


RELACIONADOS