Fisco alerta contribuintes para a existência de emails fraudulentos

A Autoridade Tributária alertou para mensagens de correio eletrónicas fraudulentas que usam o endereço portal das finanças e pede aos contribuintes para não abrirem o link.

Fisco alerta contribuintes para a existência de emails fraudulentos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a existência de mensagens de correio eletrónicas fraudulentas que usam o endereço portal das finanças e pede aos contribuintes para não abrirem o link que é sugerido.

LEIA MAIS
Saúde. Interior é a região o país mais afetada pela falta de medicamentos

Autoridade Tributária: «As mensagens são falsas e devem ser ignoradas»

«A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes têm recebido mensagens de correio eletrónico provenientes do endereço [email protected] nas quais é pedido que se carregue num link que é fornecido», refere a AT, avisando que «as mensagens são falsas e devem ser ignoradas».

No alerta de segurança publicado no Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt), a AT sublinha ainda que o objetivo destas mensagens fraudulentas «é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando no link sugerido» e avisa que «em caso algum [o contribuinte] deverá efetuar essa operação». Ao longo dos últimos anos, a AT tem feito vários alertas semelhantes depois de ter detetado ou de chegar ao seu conhecimento a existência de tentativas de ataques de phishing (técnica de fraude online).

A mensagem fraudulenta que agora foi identificada refere a existência de um «débito» e utiliza terminologia que não é sequer habitual, como a referência de que «o email foi gerado durante o processo de emissão da fatura eletrónica para o lado negativo».

LEIA MAIS
Estrangula irmã até à morte por causa da password do Wi-fi
SIMM vai concentrar-se na impugnação dos serviços mínimos para a greve dos motoristas

 

Impala Instagram


RELACIONADOS