O testemunho doloroso dos cientistas que estão a tentar salvar coalas na Austrália [vídeo]

O Zoo de San Diego partilha um comunicado oficial em vídeo, onde a Dra. Kellie Leight, investigadora de campo apoiada pelo programa de conservação de koalas in situ do Zoo de San Diego (EUA), conta na primeira pessoa pelo que estão a passar os investigadores que desde o início dos incêndios tentam salvar as espécies dos fogos florestais na Austrália.

Em menos de uma semana, o Jardim Zoológico lança novo comunicado sobre a catástrofe na Austrália. “O constante contacto com os nossos colegas australianos tem-nos dado uma ideia muito próxima de tudo o que está a acontecer no campo e é nosso dever ajudar a partilhar esta informação”, conta José Dias Ferreira, responsável pelo Fundo de Conservação do Jardim Zoológico. “O mais recente comunicado da Sociedade Zoológica de San Diego veio não só trazer-nos mais dados, mas também o arrepiante relato em vídeo onde a Dra. Kellie Leight partilha as dificuldades que enfrentam atualmente e faz uma previsão sobre os problemas que virão num futuro próximo”, acrescenta.

LEIA DEPOIS
Dezenas de cangurus fogem desesperados ao fogo na Austrália [vídeo]

Em comunicado, o Zoo de San Diego informa que neste momento em que os fogos que atingiram as Blue Moutains acalmaram, os investigadores do projeto preparam-se para entrar no terreno para começar a procurar animais. Devido às árvores altas e ao terreno acidentado da área, a observação visual de koalas na região não era viável pelo que, desde 2015, os investigadores usam uma abordagem inovadora de marcação por rádio para seguir os indivíduos, o que permitiu identificar e resgatar 12 koalas em perigo nestes incêndios.

No vídeo partilhado, Leigh confessa que os “incêndios estão a mudar por completo a forma como a gestão da vida selvagem será realizada no futuro, na Austrália”, alertando ainda que “há um problema de escala muito maior que se aproxima agora, que é a desidratação e fome de animais, incluindo koalas. Os koalas retiram a água que necessitam das folhas que comem, mas nestes tempos de recorde de calor e seca, estão a descer até às barragens e cursos de água para tentarem beber água. Os habitats desapareceram, não têm nada para comer e muitos riachos e rios estão secos. Temos de começar a lidar com esse problema.”

Jardim Zoológico participa no programa de conservação in situ de Koalas desde 1991

Segundo Megan Owen Ph.D., Diretora da Sustentabilidade Populacional da Sociedade Zoológica de San Diego. “Os nossos colegas na Austrália vão-nos transmitindo as suas preocupações sobre quais as espécies e habitats que permanecerão no fim desta tragédia. Historicamente, pequenos incêndios florestais ocorreram naturalmente sem devastar uma população inteira. No nosso mundo moderno, as alterações climáticas estão a agir como um multiplicador de ameaças, criando cenários em que as espécies são repentinamente empurradas para a extinção e precisam de intervenção humana imediata para conseguirem sobreviver.”

Desde 1991, que o Jardim Zoológico participa no programa de conservação in situ de Koalas, em colaboração com a Sociedade Zoológica de San Diego (EUA). No decorrer desta catástrofe, o apoio do Zoo foi reforçado e o contacto permanente com o Dr. Bill Ellis e a Dra. Kellie Leigh, biólogos de campo financiados pelo programa, tem permitido aferir acerca da dimensão da problemática, assim como quais as necessidades mais urgentes para o resgate dos animais.

LEIA TAMBÉM
Cadela partilha água com coala que a visita diariamente [vídeo]

Em resposta às ameaças que a vida selvagem e os habitats enfrentam na Austrália, o San Diego Zoo Global criou um site em nome próprio para a angariação de fundos, para apoiar a recuperação de koalas, ornitorrincos e outras espécies ameaçadas por estes fogos florestais – EndExtinction.org. De forma a participar nesta missão, o Jardim Zoológico vai contribuir diretamente com o seu Fundo de Conservação e vai ainda disponibilizar mealheiros no interior do parque, de janeiro a março, para que os visitantes possam também contribuir. O dinheiro recolhido nos mealheiros irá reverter integralmente para o fundo criado pela Sociedade Zoológica de San Diego, no apoio à fauna e flora australianas.

LEIA MAIS
Morreu o coala salvo das chamas na Austrália [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS