Atentado no Centro Ismaelita em Lisboa faz 2 mortos

O Centro Ismaelita, em Lisboa, foi atacado e há duas vítimas mortais. Suspeito foi baleado e está no Hospital São José.

O Centro Ismaelita, na Avenida Lusíada, em Lisboa, foi atacado e há duas vítimas mortais. De acordo com o que o Portal de Notícias conseguiu apurar, as duas vítimas eram funcionárias do Centro. Uma delas tinha 24 anos, a outra tinha 46. As duas vítimas – Farana Sabudin e Mariana Jadwji – trabalhavam na reintegração de refugiados. Apurámos ainda que o agressor estaria a frequentar aulas de português. Um professor foi esfaqueado no pescoço e está em estado grave. O suspeito, de nacionalidade afegã, atacou as vítimas à facada com uma faca de grandes dimensões e foi baleado várias vezes por agentes da Equipa de Intervenção Rápida da 3.ª Divisão da PSP de Lisboa. O homem, que não pertencia à comunidade muçulmana, foi levado de urgência para o Hospital São José. Está em estável. Em comunicado, o Centro Ismaelita explica que durante o ataque estavam a decorrer “aulas e outras atividades” e acrescenta que “não são conhecidas as motivações”

Leia depois
Como funciona o cérebro de um terrorista
Como funciona o cérebro de um terrorista? Fabiano de Abreu Rodrigues, neurocientista com vastos conhecimentos em história, antropologia, biologia, psicanálise, neuropsicologia e neurociência, traça o mapa da mente dos extremistas. (… continue a ler aqui)

Problemas de saúde mental

Segundo aquilo que o Portal de Notícias conseguiu apurar, circular entre a comunidade muçulmana a informação de que o agressor, que frequentava o Centro Ismaelita e estaria a ter aulas de português, tem problemas de saúde mental e será pai de três menores.

Ataque terrorista em cima da mesa

De acordo com o Correio da Manhã, a PSP criou perímetro de segurança no interior e exterior do local. No local estão meios da Unidade Especial da PSP, nomeadamente o Corpo de Intervenção, os bombeiros e o INEM. Em causa não estará qualquer desentendimento, pelo que em cima da mesa está a possibilidade de se ter tratado de um ataque terrorista.

A reação de António Costa

O primeiro-ministro António Costa já reagiu. “Queria expressar a minha solidariedade e o meu pesar às famílias das vítimas. queria registar a pronta intervenção da PSP que permitiu a detenção do suspeito. É obviamente prematuro fazer qualquer interpretação sobre as motivações deste ato criminoso”.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS