Asteroide passa a rasar a Terra nesta manhã

Um asteroide de dimensões consideráveis passou a rasar a Terra nesta manhã. Foi a quarta rocha espacial a passar mais próxima do planeta.

Asteroide passa a rasar a Terra nesta manhã

A manhã desta sexta-feira (27) começou com uma sensação de perigo para a Terra. Isto porque um asteroide de dimensões consideráveis (equivalente a um autocarro de dois andares) passou a rasar o planeta. Trata-se de um dos encontros mais próximo alguma vez registados. O protagonista desta história dá pelo nome de 2023 BU. E é um asteroide que só foi descoberto a 21 de janeiro.

Leia depois
Terceira Guerra Mundial fará mundo passar por um longo, escuro e penoso inverno nuclear
Ameaça de guerra nuclear é bem real e as consequências de um eventual inverno nuclear vão ser devastadoras para o planeta (… continue a ler aqui)

O 2023 BU passou a apenas 3.500 quilómetros da Terra, algo que aconteceu na ponta sul da América do Sul. Esta distância significa que o asteroide esteve 10 vezes mais perto da Terra do que qualquer satélite de comunicação, que distam a 35 mil quilómetros do planeta. Tudo isto faz com que esta rocha espacial seja a quarta a passar mais próxima da Terra em mais de 35 mil aproximações registadas pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, da NASA. Ainda assim, cedo se garantiu que não haveria possibilidade de atingir a Terra.

“Provavelmente existem muitos asteroides por aí que permanecem não descobertos e que podem penetrar na atmosfera e atingir a superfície”,

Explica a NASA que asteroides com menos de 25 metros de diâmetro pegam fogo assim que entram na atmosfera terrestre. E que acabam por causar poucos (ou nenhuns) danos no solo. O 2023 BU tinha um tamanho estimado de 3,5 a 8,5 metros de diâmetro. “Dependendo do que o 2023 BU é composto, é improvável que chegue à superfície da Terra, mas queime na atmosfera como uma bola de fogo brilhante – mais brilhante que uma lua cheia”, explica o professor Don Pollacco, da Universidade de Warwick, em declarações à BBC. “No entanto, provavelmente existem muitos asteróides por aí que permanecem não descobertos e que podem penetrar na atmosfera e atingir a superfície”, conclui.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS