Assalto em lar de idosos captado por câmaras de vigilância [vídeo]

Quatro homens e uma mulher detidos pela Guarda Nacional Republicana por assalto em lar de idosos filmado por câmaras de vigilância.

Assalto em lar de idosos captado por câmaras de vigilância [vídeo]

De acordo com a Unidade de Intervenção, através da Secção de Investigação Criminal do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE), “no dia 8 de novembro de 2021” foi realizada “uma operação policial no âmbito de um inquérito criminal, que culminou na detenção de quatro homens e de uma mulher, com idades compreendidas entre os 25 e os 54 anos, nos concelhos de Pombal e Amadora”. O grupo foi filmado pelas câmaras de vigilância de um lar de idosos, imagens que terão sido relevantes para a investigação.

“No decorrer da monitorização e análise da atividade criminal, detetou-se vários furtos em lares de terceira idade, centros de apoio social e edifícios similares, cujo objetivo do crime seria a extração dos cofres ali existentes, que em regra continham avultadas quantias em dinheiro e vários bens”, adianta a GNR em comunicado. “Pela dispersão territorial do fenómeno, com maior incidência nas regiões Centro e Norte do País, o inquérito e a investigação foram centralizados na Unidade de Intervenção, em coordenação com todo o dispositivo policial.”

As diligências da investigação permitiram “apurar a estrutura hierárquica do grupo e o respetivo modus operandi”, que consistia em “realizar reconhecimentos para explorarem as vulnerabilidades de vários lares e instituições e, posteriormente, em regra durante a noite, fazerem a intrusão nas instalações através de arrombamento ou escalamento, para se apoderarem dos cofres e dos valores de alguns utentes”, explicita a força de segurança.

Como era feito o assalto ao lar de idosos

“Os suspeitos encontravam-se organizados, com tarefas bem definidas na sua atuação, desde a pesquisa dos alvos à condução dos veículos usados e ao manuseamento de ferramentas para o arrombamento”, lê-se no comunicado. Três dos detidos têm “antecedentes criminais, sendo que um deles já tinha cumprido pena de prisão por homicídio” e outros dois “por furtos, burlas e detenção de arma proibida”. Após as diligências, foi “dado cumprimento a 12 mandados de busca – sete domiciliárias e cinco não domiciliárias, em viaturas – nos concelhos de Pombal, Coimbra, Famalicão e Póvoa de Varzim”, de que resultaram, entre outras, as apreensões “quatro veículos automóveis e um reboque, 13.800 euros em numerário, uma arma de fogo de calibre 6.35mm e 6 munições”, além de perto de 200 doses “de canábis, 994 de haxixe e diversos objetos em ouro e joalharia”.

As detenções ocorreram no decorrer da operação policial, que “contou com a colaboração de várias Unidades da GNR, nomeadamente com o reforço das equipas dos Núcleos de Investigação Criminal dos Destacamentos Territoriais de Pombal, Leiria, Barcelos, Santo Tirso e Anadia bem como o apoio da Polícia de Segurança Pública”. Os detidos foram presentes no Departamento de Investigação e de Ação Penal (DIAP) de Lisboa no dia 9 de novembro, “tendo sido aplicadas as seguintes medidas de coação de prisão preventiva para quatro dos suspeitos e termo de identidade e residência para um quinto elemento” do grupo de assaltantes.

Impala Instagram


RELACIONADOS