Duas crianças já terão sido resgatadas da gruta na Tailândia

A operação de retirada de 12 jovens e do seu treinador de futebol, presos numa gruta inundada no norte da Tailândia há 15 dias, começou, anunciaram as autoridades.

Duas crianças já terão sido resgatadas da gruta na Tailândia

Já terão sido resgatados dois dos 12 rapazes que ficaram presos numa gruta na Tailândia.

A operação de retirada de 12 jovens e do seu treinador de futebol, presos numa gruta inundada no norte da Tailândia há 15 dias, começou hoje, anunciou a célula de crise.

«Hoje é o grande dia… Os rapazes estão prontos para enfrentar todos os desafios», declarou Narongsak Osottanakorn, chefe da célula de crise e governador da província de Chiang Rai, no norte do país.

Osottanakorn afirmou que os mergulhadores, 13 estrangeiros e cinco tailandeses, entraram às 10:00 (04:00 em Lisboa) e os 12 rapazes vai sair da gruta acompanhados, um a um, por uma equipa de dois mergulhadores.

O primeiro deverá sair cerca das 21h00 (15h00 em Lisboa)

A única forma de retirar os jovens é por mergulho através de passagens escuras e estreitas, cheias de água lamacenta e com fortes correntes, num ambiente já com pouco oxigénio.

No passado dia 23 de junho, depois de um jogo de futebol os 12 rapazes, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador, de 25, foram explorar a gruta.

As inundações resultantes das chuvas torrenciais bloquearam a saída e impediram que as equipas de resgate encontrassem o grupo durante nove dias.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS