Armas nucleares dos EUA localizadas na Europa

O relatório que revela a localização das armas nucleares dos Estados Unidos na Europa foi entretanto apagado

Armas nucleares dos EUA localizadas na Europa

Um relatório associado à NATO, publicado em abril, revela, acidentalmente, a localização das armas nucleares dos Estados Unidos em cinco países da Europa. O documento foi entretanto alterado.

O jornal belga De Morgen publicou esta terça-feira, 16 de julho, uma cópia do relatório, onde refere os países europeus onde as armas nucleares estão escondidas: «Estas bombas estão armazenadas em seis bases dos EUA e da Europa – Kleine Brogel na Bélgica, Büchel na Alemanha, Aviano e Ghedi-Torre em Itália, Volkel na Holanda e Incirlik na Turquia.»

Depois de revelada a localização das armas, relatório sofre alterações

Depois desta revelação, foi divulgada, na semana passada, uma versão final do relatório que omite a referência específica à localização das bombas. Em vez disso, o documento refere-se vagamente a aeronaves que poderiam transportar armas nucleares.

Autor do documento diz que a primeira versão se trata de um rascunho

Segundo o The Washington Post, o autor do relatório, Joseph Day, informa, via email, que a primeira versão do documento se trata apenas de um rascunho e que «todas as informações divulgadas são de código aberto».

No entanto, em novembro de 2009, o embaixador dos Estados Unidos em Berlim, Philip Murphy, revelou que «a retirada de armas nucleares da Alemanha e talvez da Bélgica e da Holanda poderia tornar politicamente difícil para a Turquia manter seu próprio arsenal».

LEIA MAIS
Incêndio em Carnide | Bombeiros retiram animais das chamas [fotos exclusivas]
Previsão do tempo para sexta-feira, 19 de julho

Impala Instagram


RELACIONADOS