Apple Watch salva mulher com doença cardíaca grave

A britânica Elaine Thompson, de 59 anos, sofria com epilepsia desde 2018.

Apple Watch salva mulher com doença cardíaca grave

A britânica Elaine Thompson, de 59 anos, sofria com epilepsia desde 2018. O tratamento não tinha muito sucesso e a mulher pode ter sido salva por um alerta feito pelo seu smartwatch. Segundo conta o Mirror, a mulher começou a usar o Apple Watch em fevereiro de 2022 depois de uma sugestão da filha. O objetivo era acompanhar as convulsões da doença, mas o relógio acabou por detetar outro problema sério de saúde.

Em abril, o aparelho notificou a britânica de que esta estaria com o ritmo cardíaco irregular  e que deveria procurar um médico com urgência. Elaine foi a um cardiologista, fez uma bateria de exames, mas não foi detetado nenhum problema no coração. Para ter a certeza, submeteu-se, através do sistema nacional de saúde, a um exame que regista os batimentos cardíacos durante um período de tempo.

Elaine ficou sem batimento cardíaco enquanto dormia

O monitor detetou que Elaine ficou sem batimento cardíaco durante 19 segundos enquanto dormia. A mulher foi diagnosticada com bloqueio atrioventricular, um tipo de arritmia cardíaca grave que afeta a capacidade de bombeamento do coração por causa de um distúrbio na parte elétrica do órgão. Alguns dos principais sintomas deste problema são cansaço, enjoos e desmaios.

A mulher teme que não estivesse viva caso o relógio não tivesse detetado o problema e não tivesse emitido a notificação. O bloqueio atrioventricular pode ser desenvolvido durante a vida, mas algumas pessoas já nascem com o problema.

Para ler depois
Mulher sofre com doença rara que lhe faz nascer ‘cornos’ na cabeça
Apesar de vivermos numa era em que os avanços científicos dão mostras de, a cada dia que passa, serem capazes de tratar ou mesmo curar doenças que, até então, eram dadas como incuráveis (…continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS