Antidepressivo vendido em Portugal associado a morte súbita

Um antidepressivo vendido em Portugal está associado a paragens cardíacas e mortes súbitas. No Reino Unido, já morreram 14 pessoas.

Antidepressivo vendido em Portugal associado a morte súbita

Pelo menos 14 pessoas já morreram no Reino Unido devido ao uso do antidepressivo Sertralina vendido também em Portugal. Este medicamento está associado a problemas cardíacos e mortes súbitas. Segundo o The Sun, um jovem de 24 anos morreu, no ano passado, na sequência de um ataque cardíaco provocado por este fármaco. Liam Batten sofria de ansiedade e foi-lhe receitado Sertralina. O jovem morreu nove dias mais tarde, depois de lhe ter sido aumentada a dose do medicamento, ainda que dentro dos níveis recomendados. A autópsia revelou elevados números de sertralina presentes no organismo que terão ditado a paragem cardíaca. Sadie Stock, de 28 anos, também utilizou este medicamento para tratar uma depressão pós-parto. A mulher caiu inanimada na rua e a autópsia confirmou que a paragem cardíaca se deveu à toma deste antidepressivo.

LEIA DEPOIS
Desmantelado em Leiria esquema de burla de empréstimos através do Facebook

Antidepressivo responsável por 164 mortes

A Agência Reguladora dos Medicamentos do Reino Unido (MHRA) divulgou um comunicado que revela que 164 pessoas morreram desde 1990 depois de tomarem este fármaco. 14 destas mortes foram relacionadas a problemas cardíacos. É aconselhado a que os pacientes informem os médicos «se sofrem de algum problema do coração ou se sofrem de doenças coronárias, se têm um historial familiar de insuficiência cardíaca ou níveis baixos de potássio, ritmo cardíaco fraco ou se estão a tomar algum outro tipo de medicação que possa afetar o coração», afirmou o porta-voz da MHRA.

Impala Instagram


RELACIONADOS