Anjos escondidos há 700 anos descobertos em restauração de catedral

Passaram mais de 700 anos até os dois anjos escondidos voltarem a ser vistos por olhos humanos. Foram descobertos por acaso na Catedral de Stavanger por pedreiros que faziam restauração do edifício.

Tratar-se-á, de acordo com historiadores de arte, “uma surpresa incrível”. Havia dois anjos escondidos “há pelo menos 700 anos”, descobertos agora durante a restauração da catedral mais antiga da Noruega. Os restauradores não esperavam encontrar pinturas históricas de anjos, escondidas numa parede da Catedral de Stavanger.

Para ler depois
Aluna em fúria ataca com gás pimenta professor que lhe confiscou o telefone

Quando os pedreiros verificavam se o reboco do teto estava bem fixado, encontraram os anjos, datados da Idade Média. As primeiras linhas da pintura foram descobertas em fevereiro deste ano. Juntas, as pinturas têm 2 metros de altura. De momento, decorre “um minucioso trabalho de restauração para não danificar ainda mais estas obras de arte”.

Apesar de devastadas pelo tempo e o desbotamento, é possível identificar a cena, que apresenta dois anjos medievais. “Um dos anjos balança um incensário. Foram usadas algumas cores, o que nos leva a pensar que teriam mantos”, considera a investigadora responsável pelo património cultural local, Bettina Ebert.

Para ler ainda
Jornalista da TVI envolvida em aparatoso acidente de viação

As obras estariam escondidas e o motivo é claro. “Durante a Reforma Protestante, os anjos estavam ligados ao catolicismo e eram vistos como indesejáveis. Outro motivo pode ter sido porque as pinturas teriam falhas e os responsáveis, na altura, desejaram ocultá-las.” Localizada no centro da cidade de Stavanger, a catedral é a mais antiga da Noruega. A construção começou em 1100 d.C. e terminou em 1150 d.C., desejada pelo bispo Reinald. Consumida pelo fogo em 1272, a foi reconstruida num estilo gótico, uma das marcas da sua arquitetura.

Junte-se a nós no Facebook

Impala Instagram


RELACIONADOS