Angola já registou este ano 70 casos de tráfico humano

Dos 70 casos, 15 foram julgados e condenados, estando os restantes a ser investigados.

Angola já registou este ano 70 casos de tráfico humano

Angola já registou este ano cerca de 70 casos de tráfico de seres humanos, dos quais 15 foram julgados e condenados, estando os restantes a ser investigados, informou esta segunda-feira fonte governamental. «Nós temos neste momento perto de 70 casos diversos de tráfico de seres humanos, não são só relativamente à questão de exploração laboral, e que estão em fase de investigação. Desses, mais de 15 já foram julgados e condenados, lamentavelmente ainda assim temos muitos casos», afirmou a secretária de Estado dos Direitos Humanos angolana, Ana Celeste Januário.

LEIA DEPOIS
Brasil rejeita dinheiro do G7 para a Amazónia: «Usem-no para reflorestar a Europa»

23% de crianças angolanas envolvidas em exploração laboral

A governante falava à margem de um ‘workshop’ sobre Direito Humano ao Trabalho – no Âmbito do Direito Internacional dos Direitos Humanos, realizado em Luanda. Ana Celeste Januário citou dados do Instituto Nacional de Estatística de Angola para dizer que 23% de crianças angolanas estão envolvidas em exploração laboral, uma cifra que considerou «bastante alta».

A ministra deu como exemplo um caso recente de exploração laboral infantil, em que um homem raptou e recrutou crianças para trabalharem para si. «Colocou essas crianças em determinados pontos da cidade, para estarem ali numa situação de mendicidade e o resultado dessa caridade que as crianças recebiam era para o sustento do senhor, ou seja, a forma que ele arranjou para trabalhar não era tão digna, tão honesta, tão justa, e por isso ele foi condenado», referiu.

A secretária de Estado dos Direitos Humanos informou que outros casos estão a ser investigados. O ‘workshop’, realizado em parceria com o Instituto Superior dos Serviços Sociais, visou refletir sobre temas como Direito Humano ao Trabalho – no Âmbito do Direito Internacional dos Direitos Humanos, Trabalho Infantil versus Exploração Infantil e O Mercado de Trabalho Nacional.

LEIA MAIS
Droga e armas apreendidas em operação da PSP em bairros do Porto
Previsão do tempo para quarta-feira, 28 de agosto

Impala Instagram


RELACIONADOS