Situação complexa na Serra da Estrela e meteorologia desfavorável

O comandante nacional de Emergência e Proteção Civil reconheceu hoje que a situação na Serra da Estrela, onde lavra um incêndio há mais de uma semana, se mantém complexa e as previsões meteorológicas são desfavoráveis.

Situação complexa na Serra da Estrela e meteorologia desfavorável

“Neste momento, a ocorrência encontra-se ativa”, disse disse André Fernandes. O incêndio na Serra da Estrela “é bastante partido, com grande potencialidade de ter novas aberturas e novas frentes”, considerou. O comandante nacional fez hoje pelas 12:00 um ponto de situação sobre os incêndios em Portugal na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em Carnaxide, concelho de Oeiras (Lisboa), destacando o incêndio que deflagrou no dia 06 de agosto em Garrocho, no concelho da Covilhã, e se alastrou para outras zonas da Serra da Estrela.

Características do terreno na Serra da Estrela dificultam o combate ao fogo

Reconhecendo que as características da zona dificultam o combate, explicou que a situação é complexa e que a prioridade é a estabilização do incêndio, um trabalho que disse ser difícil também devido às previsões meteorológicas desfavoráveis. “A estratégia que está definida é aproveitar as janelas de oportunidade existentes para estabilizar a progressão do incêndio”, afirmou. Ao final da manhã estavam no terreno 1.049 operacionais, com 21 grupos de reforço dos corpos de bombeiros, 160 operacionais da força especial de proteção civil, 96 agendes das companhias da Guarda Nacional Republicana.

Impala Instagram


RELACIONADOS