Ameaça nuclear iminente: Putin manda evacuar pessoas perto da central nuclear de Zaporijia

Informações recentes dão conta de que Putin mandou militares colocarem explosivos na central nuclear de Zaporijia.

Ameaça nuclear iminente: Putin manda evacuar pessoas perto da central nuclear de Zaporijia

Vladimir Putin mandou evacuar vários cidadãos que vivem perto da central nuclear de Zaporijia, na Ucrânia. Acaba de ser relatado que 1.680 pessoas com passaporte russo estão a ser recolocadas. Esta medida é uma reação do presidente russo à ofensiva que tem vindo a ser relatada.

Leia depois
Presidente russo sobrevive a tentativa de assassinato

Conta o Daily Star que existem documentos que dão conta de que os militares russos, que ocuparam a maior central nuclear da Europa, colocaram explosivos e artilharia no local. Esta decisão está a dar origem a muitas críticas por ser considerada bastante imprudente. Entre os evacuados estão 660 crianças que habitam numa dúzia de cidades e vilas nas imediações da central. E que, escreve o Daily Mail, estão condenadas em caso de explosão da central.

“Esta central nuclear deve ser protegida”

A central foi um dos primeiros locais a serem controlados pelos russos após a invasão da Ucrânia. Agora, notícias recentes dão conta de que os militares ucranianos estão a preparar uma ofensiva que fará com que os russos recuem nos terrenos que controlam. O uso de explosivos por parte dos russos é para fazer que exista um colapso da central em caso de ataque ucraniano. “Devemos agir agora para prevenir a ameaça de um grave acidente nuclear que terá consequências para a população e meio ambiente”, disse recentemente Rafael Grossi. “Esta central nuclear deve ser protegida”, acrescenta o diretor geral da Agência Internacional de Energia Atómica da ONU.

Junte-se a nós no Facebook

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS