Jovem confessa ter colocado agulhas dentro de morangos vendidos em supermercados

A Austrália exporta morangos para muitos locais no mundo. Autoridades recomendam que consumidores examinem os frutos por dentro antes de os comer

Foram encontradas agulhas dentro de vários morangos comercializados em supermercados em diversas localidades na Austrália. Os frutos estão a ser retirados das prateleiras. As autoridades já estão a investigar o caso e recomendam que os consumidores abram os morangos e confirmem que estes não têm nenhum pedaço de metal antes de os comerem.

Um rapaz, cuja a idade não foi revelada, já foi detido pela polícia. As autoridades acreditam agora estar a lidar com um caso, que começou por uma brincadeira de mau gosto que foi copiada por vários indivíduos.

«Isto não é brincadeira que se tenha, nem tem piada. Estão a pôr em risco a vida das pessoas e de muito trabalho, estão a assustar as crianças. São uns cobardes e uns vermes», afirmou o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison.

A lei que pune quem contamine comida prevê penas até 10 anos de prisão no referido país. «É importante que saibam que temos leis e penas de prisão para estes crimes», acrescentou o político.

Austrália é um país exportador de morangos e por isso existe o risco de outros países virem a obter ou já ter recebido estes morangos modificados

«Se alguém tem morangos em casa, o mais fácil é desfazerem-se deles, até porque podem não saber de que marca são. Se alguém engolir uma agulha, esta pode acabar dentro do seu intestino», alertou Jeannette Young, do departamento de saúde de Queensland, na Austrália.

Em Portugal não foi reportado nenhum caso. Contudo, o governo australiano decidiu apertar com as normas de exportação do país até o problema ser resolvido. Antes de ser exportada, a fruta tem de passar num detector de metais e por uma máquina raio-x, refere o The Guardian.

O governo regional também divulgou que oferece uma recompensa de 100 mil dólares australianos (cerca de 61 mil euros) a quem tiver informações sobre o caso.

LEIA MAIS: ALERTA | Latas de atum cobertas de larvas à venda em supermercado português

Nas redes sociais, vários consumidores revelaram que encontraram agulhas dentro de morangos

Joshua Gane conta que encontrou o objecto de metal quando estava a comer um morango da marca Berry Obsessions, comprado num supermercado da cadeia Woolworths. Perante a situação, o jovem foi de seguida examinar os morangos que sobravam da caixa comprada e percebeu que todo o lote estava contaminado. Joshua acabou por sentir dores abdominais e teve de dirigir-se a um hospital.

Angela Stevenson também divulgou através do Facebook que encontrou agulhas nos referidos frutos quando estava a cortá-los para uma refeição.

Até ao momento, sabe-se que as marcas Berry Obsession, Berry Licious, Love Berry, Donnybrook Berries, Delightful Strawberries, Oasis, Mal’s Black Label e Pinata foram contaminadas.

VEJA AINDA: ALERTA | Medicamento para a doença de Parkinson em falta no mercado

 

Impala Instagram


RELACIONADOS