Advogado condenado em 2019 julgado por burlar banco em 350 mil euros

Arguido confessou os factos.

Advogado condenado em 2019 julgado por burlar banco em 350 mil euros

Carlos Calvão Teixeira, advogado que em 2019 foi condenado a seis anos de prisão por ter burlado a Caixa Geral de Depósitos em 1,3 milhões de euros, está agora a ser julgado no Tribunal de Vila Nova de Gaia. De acordo com o Jornal de Notícias, o arguido é acusado de ter forjado documentos para anular garantias relativas a um empréstimo de 350 mil euros. Segundo a mesma publicação, o caso remonta a 2015.

O advogado está acusado de um crime de burla qualificada e dois crimes de falsificação de documentos. Essas falsificações terão servido para anular hipotecas de dois prédios que o advogado terá prestado a um empresário em troca de um empréstimo de 350 mil euros. Após a anulação das hipotecas, Carlos Calvão Teixeira ficou desobrigado de pagar o valor.

A 27 de maio de 2019, o arguido foi condenado pelo Tribunal de S. João Novo a seis anos de cadeia por uma burla milionária à Caixa Geral de Depósitos. O arguido tinha sido acusado pelo Ministério Público de ter burlado a CGD em cerca de 1,3 milhões de euros, que terá utilizado em negócios imobiliários. Os empréstimos concedidos tinham como garantia hipotecas sobre imóveis, mas o advogado terá forjado documentos para vender prédios como se estivessem livres. Para isso, utilizou antigas renúncias a hipotecas emitidas pela CGD e adulterou-as. O arguido confessou os factos. Foi agora condenado a devolver 966 mil euros.

LEIA AGORA
Preso tinha “poço” dentro da cela onde guardava droga

Um arguido assumiu esta quarta-feira em julgamento que guardava na cela droga de dois dos três alegados cabecilhas de uma rede que traficava estupefacientes e outros bens proibidos no interior da cadeia de Paços de Ferreira. (Continue a ler aqui.)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS