Adolescente com doença rara desmaia sempre que ri em demasia [vídeo]

Adolescente inglesa sofre de paralisia muscular que a leva a desmaiar sempre que ri. Doença pode chegar a provocar a morte se os ataques forem graves.

Billie Hodgson, uma adolescente inglesa de 17 anos, perde a capacidade de falar quando ri em demasia. A britânica sofre de cataplexia, um distúrbio cerebral raro que desencadeia uma súbita paralisia muscular em momentos de emoções fortes. De acordo com o jornal Dailymail, além do riso, a doença pode ser provocada por excitação, raiva ou surpresa. Em entrevista à referida publicação, Billie Hodgson contou que reduziu o tempo que passa com os amigos porque se sente culpada por não serem eles mesmos ao seu redor. «Os meus amigos tentam não ser engraçados e, se me fazem rir, sentem que precisam se desculpar», explicou.

LEIA DEPOIS
Bebé salvo das cheias por populares no Jardim Catarina [vídeo]

Adolescente fica consciente, mas não consegue falar

Durante a paralisia muscular, Billie fica consciente, mas não consegue falar ou responder a nada. «É tão difícil explicar como é a sensação quando eu desmaio, é como se não tivesse controle sobre o meu corpo e eu não tenho controle sobre o que está a aconteceu», desabafou a jovem.
A doença tem características comuns com a narcolepsia do distúrbio do sono, que afeta a capacidade do cérebro de regular o ciclo normal do sono. O problema afeta cerca de 22.500 britânicos.

Deficiência hormonal evita controlo sobre excitação, vigília e apetite

A cataplexia está com a falta da hormona hipocretina, que é um neurotransmissor que regula a excitação, vigília e apetite. Os ataques de cataplexia variam em gravidade, com episódios leves, resultando em queda de músculos faciais ou pálpebras, fala arrastada e visão dupla. Ataques mais graves podem envolver um colapso total do corpo. De acordo com o Dailymail, as crises geralmente duram menos de dois minutos.

LEIA MAIS
Mulher descobre agulha de epidural na coluna passados 14 anos de dar à luz

Impala Instagram


RELACIONADOS