Adolescente de 16 anos condenado por estripar elemento de grupo rival

‘Slide’ apanhou quatro anos e meio de prisão por ataques à facada e com armas de fogo. Desde os 15 que seria o cabecilha de um gangue da Amadora.

Adolescente de 16 anos condenado por estripar elemento de grupo rival

José Arteaga faz nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, 18 anos foi condenado a quatro anos e meio de prisão por ataques com recurso a facas e armas de fogo.

O adolescente, mais conhecido como ‘Slide’, é acusado de liderar o gangue X-Roots, da Amadora e Sintra, desde os 15 anos e está em prisão preventiva na cadeia de jovens de Leiria desde os 16.

Na origem dos crimes estará uma suposta guerra com o grupo rival PLM Outlaw, de Talaíde. Apesar das suspeitas, a verdade é que o Tribunal de Cascais não conseguiu provar graças ao código de silêncio dos envolvidos.

Apesar de serem dezenas os ataques em que se julga ter estado envolvido, ‘Slide’ acabou por ser condenado apenas por cinco crimes de ofensa à integridade física qualificada.

Ataques começaram quando tinha 15 anos

Os primeiros dois foram em outubro de 2018, quando tinhas apenas 15 anos. Juntamente com mais dois amigos, dirigiu-se até à estação de Belém para espancar e esfaquear dois alunos da Casa Pia.

Em março de 2019 e já com 16 anos, reuniu sete indivíduos e, numa paragem de autocarros de Paço de Arcos, mostrou uma pistola e uma faca a um jovem, dizendo-lhe “Andas a mandar bocas via telemóvel”. Seguiram-se agressões e uma tentativa de disparo que só não aconteceu porque a arma encravou. Levou três facadas.

O caso mais grave ocorreu três meses depois, em junho. ‘Slide’ e um cúmplice foram a um terminal de autocarros de Oeiras e emboscaram rivais que saíam do McDonald’s. Encapuzados, esperaram no 111 da Vimeca e, com uma faca de 35 centímetros e uma navalha de 17, esfaquearam um deles nas costas, braços e mãos.

Tal como escreve o CM, a segunda vítima tentou proteger o colega e acabou estripada com uma facada, “deixando as vísceras expostas”. Foi operado de emergência e acabou por sobreviver.

LEIA AINDA

Gangue usa Uber e máscaras da “Casa de Papel” para assaltar casas
Tribunal de Guimarães está a julgar um grupo de nove homens que é suspeito de realizar cinco assaltos violentos a residências de Guimarães e Fafe, com recurso a arma de fogo. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS