Acupuntura causa colapso de pulmão a mulher de 79 anos em Lisboa

Um tratamento de acupuntura é apontado como a causa do colapso de um pulmão de uma paciente de 79 anos.

Acupuntura causa colapso de pulmão a mulher de 79 anos em Lisboa

Uma mulher de 79 anos recorreu à acupuntura para tratar as dores nas costas, mas o método terá causado o colapso de um pulmão. A vítima foi assistida no Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central.

De acordo com o relatório feito pelos médicos que acompanharam a doente, disponível na plataforma científica internacional BMJ Case Reports, a mulher terá recorrido às técnicas da terapia chinesa para tratar as constantes dores de costas que sofria.

Durante os tratamentos, quando as agulhas foram inseridas na zona entre as omoplatas, a vítima terá sentido uma forte dor no ombro direito, que persistiu ao longo dos dias. Perante o desconforto e as dificuldades em respirar, a doente decidiu consultar um médico que, através de uma radiografia ao tórax, lhe identificou um pneumotórax, que consiste na presença de ar entre o pulmão e a parede do tórax.

A mulher foi tratada nas urgências do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central e, ao terceiro dia, recebeu alta. Os médicos atribuíram a causa da patalogia às agulhas usadas na acupuntura. O pneumotórax é «a complicação grave mais comum descrita na acupuntura», segundo o relatório divulgado. Os médicos alertam os acupunturistas para os perigos subjacentes a este tipo de tratamentos.

LEIA MAIS

Previsão do tempo para sábado, 15 de junho. Chuva volta este fim de semana

Fernanda Serrano admite já não amar Pedro Miguel Ramos: «O amor deixou de existir»

 

Impala Instagram


RELACIONADOS