Absolvido «vidente de Fátima» acusado de burlar paciente em 4 mil euros

O Tribunal de Ovar absolveu esta quarta-feira do crime de burla o homem que se autointitula «vidente de Fátima» num processo em que era acusado de ter cobrado 4.000 euros a um cliente que dizia ter sido enganado.

Absolvido «vidente de Fátima» acusado de burlar paciente em 4 mil euros

O Tribunal de Ovar absolveu esta quarta-feira, 22 de maio, do crime de burla o homem que se autointitula «vidente de Fátima» num processo em que era acusado de ter cobrado 4 mil euros a um cliente que dizia ter sido enganado. Durante a leitura da sentença, que decorreu na ausência do arguido, a juíza disse que os factos narrados na acusação para sustentar a acusação de burla «foram dados como não provados».

DEPOIS LEIA

Previsão do tempo para quinta-feira, 23 de maio

«Não resultou provado que quando o arguido foi contactado pelo ofendido e, após este relatar os problemas de saúde, tivesse garantido que a sua doença não passava de uma maldição, prometendo uma cura.» A juíza citou ainda um acórdão da Relação do Porto que refere que «na sociedade do mundo Ocidental, do século XXI, é do conhecimento geral, que os factos, os acontecimentos surgidos na vida de todos e cada um, tal como os fenómenos naturais, não são resultado da ação de espíritos nem forças negras e que o ser humano, enquanto unidade biopsíquica, não faz milagres, não é dotado dos poderes sobrenaturais que só existem no mundo da fantasia, descritos nos contos infantis, de todos conhecidos».

À saída da sala de audiências, o advogado do arguido mostrou estar «bastante» satisfeito com a decisão proferida pelo tribunal singular. «O tribunal soube distinguir de uma forma exemplar entre o plano da espiritualidade, das convicções religiosa e da fé que cada um pode ter, do mundo jurídico e, portanto, do processo penal, das regras criminais, que não podem ser perturbadas pela convicção religiosa de cada um», afirmou o advogado do arguido.

Além deste caso, a defesa do «vidente» disse que havia mais pessoas que diziam ter sido burladas pelo seu cliente, desconhecendo, no entanto, se existem mais processos pendentes. O processo que foi julgado agora teve início numa queixa apresentada por um homem de 61 anos, residente em Ovar, que diz sofrer de esclerose múltipla e que contactou o arguido para «tentar obter alguma melhoria», uma vez que os tratamentos médicos não estavam a fazer efeito.

«Ele disse-me que eu tinha uma grande maldição e enquanto isso não fosse tratado a minha filha também iria sofrer muito. Aquilo tocou-me», disse o ofendido, que pagou 50 euros pela consulta e 4.000 euros, para o arguido dar início ao tratamento.

Perante o tribunal, o arguido assumiu apenas que o que ficou combinado foi «um acompanhamento humano», afirmando que o dinheiro entregue pelo ofendido foi para mandar rezar uma missa todos os dias durante um ano, além de orações e produtos naturais.

«Quanto a uma cura isso não foi falado lá, porque eu não sou santo. Eu trabalho através da espiritualidade e de produtos naturais», disse o «vidente».

Acrescentou ainda não haver uma cura para o problema do ofendido e que aquilo que sempre foi dito é que «ele poderá ter uma qualidade de vida muito superior àquilo que tinha atingido até ao momento». O «vidente», que chegou a ter locais de atendimento em Fátima, Aveiro e Porto, difundia a sua atividade através da rede social Facebook, na rádio e em painéis publicitários, onde se referia a si próprio como sendo «uma caneta de Nossa Senhora» e anunciando que os seus dons e o seu poder têm mudado centenas de vidas, publicitando ainda imagens alegadamente suas em que se apresenta com evidentes semelhanças físicas com a imagem mais popular de Jesus Cristo.

LEIA MAIS

Vodafone suspende compra de novos modelos da Huawei

Finanças prolongam prazo de entrega da declaração do IRC

Impala Instagram


RELACIONADOS