A história dos 640 afegãos que fugiram a bordo de um avião de carga

640 afegãos saíam do Afeganistão em direção ao Qatar num avião de carga militar C-17 Globemaster III dos Estados Unidos da América, na noite de 15 de agosto. A fotografia do interior desse voo e a história foi partilhada pelo jornal norte americano Defense One e está a correr o mundo.

A história dos 640 afegãos que fugiram a bordo de um avião de carga

640 afegãos saíam do Afeganistão em direção ao Qatar num avião de carga militar C-17 Globemaster III dos Estados Unidos da América, na noite de 15 de agosto. A fotografia do interior desse voo e a história foi partilhada pelo jornal norte americano Defense One e está a correr o mundo.

O plano nunca foi levar tanta gente, mas a porta de carga semi-aberta levou a que dezenas de pessoas entrassem. “A tripulação decidiu mesmo assim ir”, disse ao jornal Defense One a mesma fonte das tropas americanas. Não se sabia quantas pessoas iam a bordo e só no destino, na Base Aérea de Al Udeid, no Qatar, contaram 640 pessoas. A viagem demorou mais de nove horas.

Observando a fotografia, não vemos malas. Estas pessoas, em desespero, saíram com a roupa que tinham no corpo. Todos amontoados, só querem fugir.

Fonte da Força Aérea dos EUA confirmou que este avião não foi o único a transportar afegãos desde a conquista dos talibãs.Terá havido mais voos de repatriamento com aproximadamente o mesmo número de passageiros, ou até mais, de refugiados a bordo.

LEIA MAIS

Afeganistão. O que já mudou na vida das mulheres. A brutalidade dos talibã exerce-se sobretudo sobre elas. Desapareceram das vidas normais a que estavam habituadas e vestiram as burkas. Quem não as usava, acorreu a lojas na esperança de ainda conseguir comprar uma. Continuar a ler

 

Impala Instagram


RELACIONADOS