Há 3 países europeus no TOP 10 das nações recordistas de fumadores

Três dos dez países do mundo em que a população mais fuma são europeus. Descubra quais são as dez nações onde o consumo do tabaco é astronómico,

Há 3 países europeus no TOP 10 das nações recordistas de fumadores

Apesar de a taxa de tabagismo tenha caído consideravelmente nos últimos 50 anos, ainda há um número expressivo de fumadores ativos em várias nações. As doenças associadas à inalação de tabaco são conhecidos, mas nem o conhecimento dos efeitos nocivos são suficientes para travar o fumo. Os dez países em que as pessoas mais fumam provam que a cultura pode ser mais relevante do que as questões de saúde.

Para ler depois
Gato paraplégico resgatado da neve e do frio torna-se melhor amigo de cão [fotos e vídeo]
A boa notícia chega do Alasca, onde o inverno é particularmente rigoroso. A cadela de um abrigo local adota todos os animais que chegam, particularmente felinos, como este gato paraplégico resgatado da neve e do frio (… continue a ler aqui)

São estes os países com maior número de fumadores

10. Bulgária

Com uma população total de 6,5 milhões de pessoas, 38,90% são identificadas como fumadores ativos. Os homens são os consumidores mais expressivos, enquanto as mulheres representam cerca de 27% (do total de consumidores de tabaco).

9. Grécia

Estatisticamente empatada com o Bangladesh, a Grécia apresenta uma população com pouco mais de 10,4 milhões de habitantes, dos quais 39,10% das pessoas são fumadores. Embora as campanhas anti tabagismo e legislações antifumo estejam presentes no país, a Grécia apresenta altas taxas de consumo e, por isso, encontra-se nono lugar entre os 10 países em que as pessoas mais fumam.

8. Bangladesh

Há 3 países europeus no TOP 10 das nações recordistas de fumadores
No Bangladesh, quase 14% de todas as mortes anuais foram atribuídas ao tabaco

De acordo com a OMS, quase 14% de todas as mortes anuais no Bangladesh são atribuídas ao tabaco. Com uma população de 165,1 milhões de habitantes, 39,10% são fumadores, colocando o país no oitavo lugar entre os 10 com maior consumo tabagico.

7. Sérvia

Mesmo com várias leis restritivas, a Sérvia é uma das três nações europeias na lista dos países em que as pessoas mais fumam. Acredita-se que a má fiscalização e a atitude social influenciam diretamente o país, com uma população de fumadores nos 40,60%.

6. Líbano

Único país do Oriente Médio na lista dos países em que as pessoas mais fumam, o Líbano tem quase 5,3 milhões de pessoas. Destes, 42,60% são fumadores. O Líbano regista por isso as maiores taxas de cancro do pulmão do mundo, o que terá alguma correlação com o tabagismo. O país também possui as maiores taxas de tabagismo entre jovens, segundo a OMS.

5. Chile

O Chile é a única nação sul-americana entre os países em que mais se fuma. Cerca de 44,70% da sua população é fumadora ativa, apesar das muitas leis restritivas com vista a diminuir o consumo em público. Além de vários impostos sobre o tabaco, o Chile continua a manter números altos fumadores.

4. Mianmar

Há 3 países europeus no TOP 10 das nações recordistas de fumadores
Apesar das restrições ao consumo em locais públicos, Mianmar está entre os países em quase metade da população fuma

Contraditoriamente, Mianmar possui várias restrições ao fumo público, mas está entre os países em que as pessoas mais tabaco consomem. Com uma população de 57,5 milhões de habitantes, 45,50% são fumadores. As recentes proibições de fumar em espaços públicos fechados e em transportes públicos parecem não ter surtido o efeito imaginado.

3. Tuvalu

Em Tuvalu, o terceiro microestado entre os dez países com maior percentagem de fumadores ativos, regista cerca de 48.75 de consumidores ativos numa população de apenas 11.900 habitantes. As práticas tradicionais da Polinésia relativas ao tabaco serão uma das principais razões pelas quais a taxa de tabagismo seja tão alta, visto que a nação insular é tão pequena.

2. Kiribati

Aqui, a percentagem de fumadores é de 52%. O microestado inclui 32 atóis de ilhas separadas, cobre uma área de cerca de 811 quilómetros quadrados e abriga uma população de 121.388 pessoas. Os homens fumam mais do que as mulheres, mas com uma taxa de tabagismo tão alta e outros problemas de saúde, a expectativa de vida em Kiribati é de apenas 68 anos.

1. Nauru

Há 3 países europeus no TOP 10 das nações recordistas de fumadores
Nauru é o segundo país mais pequeno do Mundo, depois do Vaticano, mas é o recordista em número de fumadores

Com a maior taxa de fumadores do mundo, o micro estado insular do Oceano Pacífico de Nauru tem uma população fumadora expressiva – 52,10% da população fuma. Este facto é ainda mais intensificado já que a população total é um pouco mais de 10 mil pessoas. Depois da Cidade do Vaticano, a população de Nauru é a segunda mais pequena do mundo. Outra curiosidade é que as mulheres fumam mais do que os homens nesta nação.

Impala Instagram


RELACIONADOS