Portugal começa 2023 à procura de um selecionador após Mundial dececionante

2023 ainda nem chegou e já tem muitas dúvidas sobre como a seleção se deve comportar no próximo ano. Sem Fernando Santos, que deixou o comando técnico da seleção após a eliminação do Mundial, Portugal tem de se preocupar com um novo treinador, algo que não acontecia desde que Santos assumiu o comando técnico em 2014.

Portugal começa 2023 à procura de um selecionador após Mundial dececionante

O ano de 2022 começou com grande esperança para os adeptos portugueses. Uma equipa bem ajustada, com grandes jogadores já veteranos e jovens que podem ter muito a oferecer à seleção em competições próximas. A única preocupação do adepto mais suspeito foi a situação do nosso capitão, Cristiano Ronaldo.

Com uma época abaixo do que Ronaldo poderia oferecer no United, a esperança foi um ano de bons resultados com a camisola de Portugal. Num grupo difícil, a equipa acabou por competir nas eliminatórias para chegar à classificação do Mundial e venceu a Turquia e a Macedónia do Norte, ambas como mandante.

A classificação gerou muita expectativa para a competição, porque a seleção foi forte e teve reais oportunidades de um título ou de uma boa colocação, com o objetivo de superar o Mundial de 1966 comandado por Eusébio.

Antes do Catar, Portugal jogou na Liga das Nações à procura do segundo título na competição, mas a equipa de Fernando Santos acabou por não responder em campo e não se classificou às meias-finais. Restava então a Copa do Mundo para buscar a consagração desta geração portuguesa. As apostas online em Portugal 2022 foram numerosas com a competição no Oriente Médio sendo a grande protagonista. Portugal não estava no primeiro escalão de favoritas, mas com grandes jogadores o selecionado podia avançar nos relvados da maior competição que existe.

Mundial Qatar 2022

Portugal manteve-se no grupo H do Mundial, juntamente com Coreia do Sul, Uruguai e Gana. A expectativa era liderar o grupo num confronto direto com a equipa sul-americana, mas numa taça repleta de zebras, o que se viu foi bem diferente.

Ao vencer o Gana e o Uruguai nas duas primeiras jornadas, Portugal chegou à última ronda frente à Coreia do Sul com a qualificação garantida, podendo mesmo perder o jogo que seria garantido. Fernando Santos colocou uma equipa de reservas em campo e acabou derrotado pelos sul-coreanos por 2-1. Com isso Portugal passou primeiro e a Coreia em segundo.

Nos oitavos-de-final, a equipa defrontou a Suíça por um lugar nos quartos de final e nem mesmo o mais ambicioso fã sonharia com a pontuação tão alta. 6-1 para Portugal numa exibição de Gala de Gonçalo Ramos que marcou um hat-trick, enquanto Ronaldo ficou no banco durante grande parte da partida. Nos quartos de final a equipa defrontou Marrocos e, com Ronaldo novamente no banco, acabou por se despedir do sonho do Mundial ao perder para os marroquinos por 1-0.

E o futuro da seleção, como será 2023 depois de um ano de resultados insatisfatórios?

E que venha 2023…

2023 ainda nem chegou e já tem muitas dúvidas sobre como a seleção se deve comportar no próximo ano. Sem Fernando Santos, que deixou o comando técnico da seleção após a eliminação do Mundial, Portugal tem de se preocupar com um novo treinador, algo que não acontecia desde que Santos assumiu o comando técnico em 2014.

José Mourinho foi o primeiro nome na cabeça de muitos para treinar a seleção nacional, mas a federação portuguesa já está a pensar num plano B se o treinador da Roma não concordar em aceitar o desafio. Nomes como Rui Jorge, treinador da equipa de sub-21 e Bruno Lage, ex-Benfica e Wolverhampton de Inglaterra parecem fortes internamente. Foram ainda citados outros nomes como Abel Ferreira e Luís Castro, treinador dos brasileiros Palmeiras e botafogo, bem como Jorge Jesus, que agora comanda o Fenerbahçe.

Os primeiros compromissos de Portugal e do seu novo técnico serão as eliminatórias para o Euro 2023-24. A equipa está no grupo J e inicia a jornada frente ao Liechtenstein em 23 de março de 2023. Com muitas dúvidas sobre o futuro da seleção, especialmente CR7, cabe ao novo treinador e comissão juntar as peças e dar o melhor que a equipa pode oferecer com os seus jovens talentos, como Rafael Leão e Gonçalo Ramos.

Impala Instagram


RELACIONADOS