Advogado chinês dos direitos humanos reúne com família após cinco anos preso

O advogado chinês especializado em casos de direitos humanos Wang Quanzhang conseguiu na segunda-feira reunir com a família, após cumprir quase cinco anos de prisão, na sequência de uma campanha contra dissidentes lançada pelo regime chinês.

Advogado chinês dos direitos humanos reúne com família após cinco anos preso

Num vídeo difundido pela família é possível ver a mulher, Li Wenzu, no seu apartamento em Pequim, e o filho do casal, Quanquan, a aguardarem a chegada de Wang Quanzhang a casa, acompanhado por vários agentes de segurança. Li, cuja campanha pela libertação do seu marido a tornou numa das ativistas mais importantes do país asiático, é vista a chorar nos braços de Wang, que ela viu, pela última vez, numa visita à prisão, em Linyi, no leste da China, em 16 de janeiro passado. Desde a sua libertação, no dia 05 de abril, Wang permaneceu sob vigilância policial na sua antiga casa na cidade de Jinan, província de Shandong, enquanto a sua família ficou no seu local habitual de residência, em Pequim.

LEIA DEPOIS
Hospital de São João retoma atividade programada a 4 de maio

Wang Quanzhang tentou visitar a mulher no hospital, mas foi intercetado

As autoridades justificaram a decisão de manter Wang em Jinan com a necessidade de cumprir o período de quarentena de duas semanas, medida de prevenção contra a propagação do novo coronavírus, mas mesmo volvido esse período não permitiram o seu regresso a Pequim. No entanto, no fim da semana passado, Li começou a sofrer fortes dores abdominais e foi levada para o hospital, e Wang, ao receber a notícia, tentou regressar a Pequim para ver a sua mulher, apesar de ter sido intercetado no caminho.

Julgado e preso por «subversão contra o Estado»

Wang Quanzhang reúne com família após cinco anos preso na China
«É um grande alívio ver que Wang Quanzhang finalmente conseguiu reunir com a esposa e o filho»

Foi só na segunda-feira, quando a sua mulher já estava em casa, que ele se pode juntar à família. «É um grande alívio ver que Wang Quanzhang finalmente conseguiu reunir com a esposa e o filho. É sem dúvida um resultado positivo da perseverança da sua esposa e da contínua pressão internacional sobre este caso», disse Leo Lan, da organização China Human Rights Defenders, citado pela agência EFE. Em dezembro de 2018, a justiça chinesa iniciou o julgamento de Wang, acusado de «subversão contra o Estado» – acusação geralmente usada contra ativistas e dissidentes na China – e que resultou numa sentença, emitida no mês seguinte, de quatro anos e meio de prisão.

Mais de 300 advogados de defesa dissidentes detidos e condenados

Em 28 de junho de 2019, depois de quase quatro anos sem ver o marido, Li conseguiu visitá-lo na prisão. Em julho de 2015, o Governo chinês lançou uma ampla campanha para perseguir advogados de defesa dissidentes, que resultou na detenção de mais de 300 pessoas. Desde então, vários advogados foram condenados à prisão por subversão do poder do Estado.

LEIA MAIS
Detido suspeito de violência física e psicológica em Foz Côa

Impala Instagram


RELACIONADOS