Volume de negócios na indústria volta a abrandar em setembro, para 2,1% - INE

Volume de negócios na indústria volta a abrandar em setembro, para 2,1% – INE

O índice de volume de negócios na indústria registou em setembro um crescimento homólogo de 2,1%, traduzindo um abrandamento do mercado nacional.

Redação, 09 nov (Lusa) – O índice de volume de negócios na indústria registou em setembro um crescimento homólogo de 2,1%, taxa inferior em 0,8 pontos percentuais à de agosto, traduzindo um abrandamento do mercado nacional, divulgou hoje o INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), “os índices de vendas para os mercados nacional e externo cresceram, respetivamente, 2,7% e 1,1% (variações de 4,2% e 0,7% no mês anterior)”, sendo que o resultado de setembro estará ainda “influenciado pelo facto de setembro de 2018 ter menos um dia útil que o mês homólogo e menos dois que o mês anterior”.

Os agrupamentos de ‘bens de investimento’ e de ‘energia’ tiveram aumentos de, respetivamente, 10,1% e 5,3% (variações de -10,2% e 11,7% em agosto, pela mesma ordem) e contribuíram em conjunto com 2,8 pontos percentuais para a variação homóloga do índice agregado.

Já os índices de ‘bens intermédios’ e de ‘bens de consumo’ diminuíram 1,0% e 1,5%, respetivamente (aumentos de 2,2% e 1,3% no mês anterior), tendo contribuído conjuntamente com -0,7 pontos percentuais para a variação total.

No que se refere às variáveis sociais, o índice de emprego manteve em setembro o aumento de 2,2%, enquanto o de remunerações cresceu 3,4% (5,1% em agosto) e o índice de horas trabalhadas teve uma variação homóloga de -1,8% (0,4% no mês anterior).

Considerando o terceiro trimestre de 2018, as vendas na indústria aumentaram 5,1% em termos homólogos (7,7% no segundo trimestre).

Quanto à variação mensal, o índice de volume de negócios na indústria registou em setembro uma evolução de 13,8% (14,7% em setembro de 2017).

Já as variações mensais dos índices de emprego e de horas trabalhadas situaram-se em 0,2% e 32,2% (0,3% e 35,3% em setembro de 2017), respetivamente, e o índice de remunerações diminuiu 13,5% em setembro (variação de -12,1% em igual período do ano anterior).

PD // EA

By Impala News / Lusa

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

Volume de negócios na indústria volta a abrandar em setembro, para 2,1% – INE

O índice de volume de negócios na indústria registou em setembro um crescimento homólogo de 2,1%, traduzindo um abrandamento do mercado nacional.