Volkswagen reduz salários e horário de trabalho na principal fábrica no Brasil

Volkswagen reduz em 24% o horário e corta 12% nos salários dos funcionários da principal fábrica da construtora automóvel alemã no Brasil.

Volkswagen reduz salários e horário de trabalho na principal fábrica no Brasil

A Volkswagen vai reduzir em 24% o horário de trabalho e cortar em 12% os salários dos funcionários da principal fábrica da construtora automóvel alemã no Brasil a partir de julho, disseram fontes sindicais. A medida foi acertada, na quarta-feira, entre a Volkswagen e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, devido à falta de peças para a produção de automóveis, causada pela crise mundial no abastecimento de semicondutores.

Para ler depois
Quase 700 mil estrangeiros vivem em Portugal e 30% são brasileiros
A população estrangeira residente em Portugal aumentou em 2021 pelo sexto ano consecutivo, totalizando 698.887 cidadãos, mantendo-se a comunidade brasileira como a mais representativa e a que mais cresceu (… continue a ler aqui)

A principal fábrica da Volkswagen no Brasil está localizada no município de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, onde, segundo o sindicato, trabalham cerca de 8.200 pessoas, das quais 4.500 na área de produção, que vai ser diretamente afetada. Inicialmente, a empresa pretendia suspender um dos turnos de produção, mas, devido ao impacto, acabou por negociar a redução da jornada de trabalho.

“É a melhor ferramenta que temos no momento, que será avaliada mês a mês e pode sofrer alterações até que a situação normalize”, disse o diretor administrativo do sindicato Wellington Damasceno, em comunicado. A medida vai ser aplicada a partir de 7 de julho, quando os trabalhadores da produção regressarem de um período de férias coletivas, outra medida determinada devido à falta de peças. Nos últimos meses, a falta de peças obrigou a maioria dos fabricantes automóveis brasileiros a reduzir significativamente a atividade. Entre janeiro e maio, o Brasil fabricou 888.100 veículos, ou menos 9,5%, do que no mesmo período no ano passado.

Impala Instagram


RELACIONADOS