Vereador de Gondomar usa carro da câmara para dar boleias à mulher

Ministério Público acusa o vereador José Moreira de usar indevidamente o carro da Câmara de Gondomar para fins pessoais. Autarca rejeita acusação e diz que tinha autorização.

Vereador de Gondomar usa carro da câmara para dar boleias à mulher

O Ministério Público diz que José Moreira, vereador da Câmara de Gondomar, utilizou durante um ano e meio um carro da autarquia para fins pessoais. O autarca foi apanhado pela PSP, em março do ano passado, a deslocar-se num Renault Talisman para restaurantes e confeitarias – ligadas a três empresas de que já foi gerente –, ao banco, à universidade que frequenta e até para dar boleia à mulher. Está acusado de dois crimes de peculato e o julgamento já começou no Tribunal de São João Novo, no Porto.

Acusação quer que devolve os 10 mil euros de aluguer do carro

Em audiência José Moreira, disse que utilizou sempre o carro em serviço e que tem autorização escrita da Câmara para o utilizar. O ministério Público pede que seja condenado à pena acessória de perda de mandato. A procuradora quer ainda que seja obrigado a pagar ao Estado cerca de dez mil euros – resultantes da estimativa feito do valor que gastou à autarquia com o aluguer do carro (514 euros mensais). Além do combustível, a acusação quer também que o vereador pague 925 euros referentes a portagens entre Guimarães e Lisboa.

As vigilâncias policiais, que constam no processo, mostram todos os passos dados pelo vereador, de 54 anos, desde que saía de casa até que regressava. Em algumas ocasiões é possível vê-lo a carregar para a bagageira da viatura cestas e caixas de produtos de mercearia. “Utilizou o automóvel diariamente, durante a semana e aos fins de semana, fora do exercício das suas funções de vereador”, pode ler-se na acusação.

LEIA AINDA
Presidente da Câmara de Sintra recusa cumprimentar vereador na tomada de posse [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS