Ponte da Arrábida: saiba há quanto tempo não é feita uma inspeção

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou hoje que a Ponte da Arrábida, de onde caíram vários pedaços de argamassa, tem sido objeto de inspeções regulares, a última em 2013, estando prevista para este ano uma nova inspeção principal.

Ponte da Arrábida: saiba há quanto tempo não é feita uma inspeção

Ponte da Arrábida: saiba há quanto tempo não é feita uma inspeção

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou hoje que a Ponte da Arrábida, de onde caíram vários pedaços de argamassa, tem sido objeto de inspeções regulares, a última em 2013, estando prevista para este ano uma nova inspeção principal.

trabalhos de revestimento e proteção das vigasEm resposta à Lusa, a empresa pública esclarece que desta «inspeção resultou uma classificação de EC2, ou seja, com um estado de conservação bom», pelo que, de acordo com o que determina o Sistema o Sistema de Gestão de Obras de Arte (SGOA), a realização de uma próxima Inspeção Principal seria realizada num intervalo de 6 anos. Assim, e em cumprimento com o estipulado pelo SGOA, a IP, revela em resposta à Lusa, «tem programada a realização ainda este ano da próxima Inspeção Principal à Ponte da Arrábida».

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Ponte da Arrábida «objeto de intervenção em 2003 para correção de anomalias»

A IP salienta ainda que tem contrato com o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil para «a realização de inspeções anuais às Obras de Arte especiais, nas quais se inclui a Ponte da Arrábida, sendo que o último relatório de inspeção do LNEC a esta estrutura é de janeiro de 2019». A Infraestruturas de Portugal acrescenta também que a Ponte da Arrábida, construída em 1963 com projeto de Edgar Cardoso, foi «objeto de intervenção em 2003 para correção de anomalias, algumas das quais associadas à corrosão das armaduras». O PSD Porto exigiu hoje que a Infraestruturas de Portugal ceda de imediato os registos do Plano de Manutenção da Ponte da Arrábida para que possa ser avaliado se foram cumpridas todas as ações inspetivas e corretivas àquela estrutura.

PSD denuncia falta de manutenção também na Ponte 25 de Abril

«O PSD do Porto quer, nomeadamente, que possa ser avaliado, até às últimas consequências, se foram cumpridas as ações inspetivas e corretivas do Plano de Manutenção duma infraestrutura com a importância da Ponte da Arrábida», lê-se num comunicado. O partido recomenda também que uma instituição independente como o LNEC «possa, de imediato, avaliar a real situação não só da Ponte da Arrábida, mas de todas as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias nacionais na cidade do Porto». Os sociais-democratas consideram «muito grave a queda de pedaços da Ponte da Arrábida que levou ao encerramento da marginal do Porto» e lembram que «situações de falta de manutenção e de fiscalização ou de atrasos em obras de manutenção de infraestruturas já foram detetadas e, publicamente, denunciadas noutras infraestruturas nacionais como a Ponte 25 de Abril».

Remoção do betão destacado ocorre entre as 22h00 e as 06h00

A Infraestruturas de Portugal (IP) informou que vai dar início, ainda hoje, a partir das 22h00, aos trabalhos de remoção controlado do betão destacado, no sentido de garantir a segurança da circulação sob a Ponte da Arrábida, no Porto, depois de na noite de terça-feira, e por precaução a Câmara do Porto ter procedido, ao corte do trânsito, depois da queda de pedaços de argamassa da estrutura. Em comunicado, a IP esclarece que já procedeu à contratação de «uma plataforma bybridge que permitirá dar início aos trabalhos de remoção controlada do betão destacado», cujos trabalhos serão iniciados hoje, a partir das 22h00, estando a sua conclusão prevista para as 06h00.

Revestimento e proteção das vigas anunciados em breve

No entanto, refere a empresa pública, «apenas com o desenvolvimento da intervenção será possível aferir com detalhe se existirá necessidade de prolongar este trabalho por mais noites». O plano de intervenção foi definido na reunião que teve lugar esta manhã com responsáveis da Câmara do Porto, onde ficou ainda estabelecido, em coordenação com as forças de autoridade, a implementação do corte de via direita nos dois sentidos do tráfego sobre o tabuleiro, a realizar no mesmo no horário. A Infraestruturas de Portugal acrescenta que, em data a anunciar brevemente, serão ainda executados trabalhos de revestimento e proteção das vigas.

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