Ucrânia: Zelensky reconhece impossibilidade da adesão à NATO

O Presidente ucraniano reconheceu hoje que a Ucrânia não poderá integrar a NATO, uma das exigências da Rússia, e disse que os ucranianos estão a tomar consciência dessa impossibilidade.

Ucrânia: Zelensky reconhece impossibilidade da adesão à NATO

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu hoje que a Ucrânia não poderá integrar a NATO, uma das exigências da Rússia para terminar a guerra. E disse que os ucranianos estão a tomar consciência dessa impossibilidade. “Ouvimos durante anos que as portas estavam abertas. Mas também ouvimos dizer que não podíamos aderir. Esta é a verdade e temos de a reconhecer”, disse Zelensky durante uma videoconferência da Força Expedicionária Conjunta (JEF, na sigla em inglês), uma coligação liderada pelo Reino Unido.

LEIA AINDA
Filhas rebeldes de oligarcas russos revoltam-se contra Putin 

Mais de 2 mil mortos na Ucrânia desde a invasão em 24 de fevereiro

“Estou contente por o nosso povo começar a compreender isto. E a confiar apenas nas suas próprias forças”, afirmou Zelensky, citado pela agência francesa AFP. A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. Que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil. Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS