Ucrânia: Zelensky aceita convite de Marcelo para discursar no Parlamento

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenky, aceitou o convite de Marcelo Rebelo de Sousa para discursar no Parlamento.

Ucrânia: Zelensky aceita convite de Marcelo para discursar no Parlamento

A intervenção será por videochamada, e só falta conhecer a data, mas o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenky, aceitou o convite de Marcelo Rebelo de Sousa para discursar no Parlamento. Todos os deputados votaram a favor do convite, exceto o PCP, que foi proposto pelo PAN. A voação esteve envolta em controvérsia, depois de a porta-voz da conferência de líderes, a socialista Maria da Luz Rosinha, ter contrariado a versão do Pessoas Animais Natureza, tendo adiantado que a proposta de sessão parlamentar por videoconferência com o Presidente da Ucrânia teve a oposição do PCP.

Para ler depois
O Estado-Maior ucraniano estima que o exército russo sofreu 18.900 baixas, incluindo soldados mortos, feridos ou feitos prisioneiros, desde o início da invasão a 24 de fevereiro, informaram hoje fontes militares de Kiev (… continue a ler aqui)

Proposta de discurso de Zelensky no Parlamento anunciada como tendo sido por unanimidade

Antes, enquanto ainda decorria a reunião da conferência de líderes, o PAN, em comunicado, reivindicou a autoria da iniciativa de endereçar um convite a Volodymyr Zelenky para discursar perante a Assembleia da República por videoconferência e adiantou que essa sua proposta tinha sido aprovada por unanimidade, o que se revelou falso. Perante os jornalistas, a porta-voz da conferência de líderes referiu que o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, irá contactar o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, para que seja endereçado um convite formal ao Presidente Volodymyr Zelensly para discursar perante o parlamento português.

Imagens em direto da Guerra na Ucrânia

“A decisão foi tomada por maioria, com a oposição do PCP. A data em que acontecerá essa sessão ficou dependente do convidado”, Volodymyr Zelensky, apontou Maria da Luz Rosinha, adiantando que a expectativa é que a intervenção do Presidente ucraniano aconteça na semana entre 18 e 22 deste mês. Momentos depois, a deputada única do PAN, Inês de Sousa Real, assumiu a responsabilidade pela difusão de informação errada sobre a posição do PCP em relação à sessão de boas-vindas com o Presidente da Ucrânia.

Impala Instagram


RELACIONADOS