Ucrânia: UE vai reforçar sanções a oligarcas russos e bancos da Bielorrússia

A UE concordou hoje reforçar as sanções no âmbito da invasão da Ucrânia, visando oligarcas russos e três bancos da Bielorrússia, o que será formalizado rapidamente por procedimento escrito.

Ucrânia: UE vai reforçar sanções a oligarcas russos e bancos da Bielorrússia

A União Europeia (UE) concordou hoje reforçar as sanções decretadas no âmbito da invasão da Ucrânia pela Rússia, visando nomeadamente oligarcas russos e três bancos da Bielorrússia. O que será formalizado rapidamente por procedimento escrito. Segundo uma mensagem divulgada pela presidência rotativa francesa do Conselho da União na rede social Twitter, os embaixadores dos 27 junto da UE (Coreper II) aprovaram hoje “novas sanções a dirigentes e oligarcas russos. E membros das suas famílias implicados na agressão russa contra a Ucrânia”.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios 

O Coreper II chegou ainda a acordo sobre a exclusão de três bancos bielorussos do sistema SWIFT. Através do qual são processadas a maioria das transações interbancárias internacionais. Como ordens de pagamento e transferências. A presidência francesa da UE anunciou igualmente um acordo sobre sanções visando o setor marítimo. Estas medidas restritivas serão adotadas pelo Conselho através de procedimento escrito. De modo que possam ser rapidamente publicadas no Jornal Oficial da UE, entrando em vigor.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 406 mortos. E mais de 800 feridos entre a população civil. E provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS