Ucrânia: Tropas russas mataram sete civis em Chernigov e Donetsk

As autoridades ucranianas disseram que tropas russas mataram sete civis nas cidades de Chernigov e Donetsk e confirmaram um bombardeamento russo na região de Dnipropetrovsk

Ucrânia: Tropas russas mataram sete civis em Chernigov e Donetsk

O Gabinete do Procurador-Geral de Chernigov (norte) anunciou, na terça-feira à noite, na plataforma Telegram, o início de uma investigação criminal sobre o alegado homicídio a tiro de três jovens pelo exército russo. “Uma investigação prejulgamento foi iniciada por violações das leis e costumes de guerra, aliadas a assassínio premeditado”, disse o Gabinete do Procurador-Geral. Pelo menos quatro pessoas morreram e três ficaram feridas, também na terça-feira, em Vuhledar e em Verkhnotoretsky, disse o chefe da Administração Militar Regional da região de Donetsk (leste), Pavlo Kyrylenko.

LEIA AINDA
Serviços secretos dos EUA avisam que Putin quer invadir outros países e não só a Ucrânia 

“Além disso, hoje conseguimos esclarecer informações sobre mais duas mortes em Yatskivka. Como resultado do ataque aéreo de 10 de março e sobre duas mortes em Mariupol. Duas pessoas ficaram feridas na terça-feira em Avdiivka e uma em Oleksandropol”, disse Kyrylenko, na rede social Facebook. O responsável afirmou não ter sido ainda possível determinar o número total de vítimas em Mariupol e Volnovakha. De acordo com dados oficiais, 83 pessoas foram mortas. E 365 civis ficaram feridos na região de Donetsk desde o início da invasão russa.

Os dados são fornecidos sem levar em conta todos os mortos e feridos em Mariupol e Volnovakha, indicou a agência noticiosa estatal ucraniana Ukrinform. As tropas russas bombardearam na terça-feira à noite a região de Dnipropetrovsk, no centro da Ucrânia. “Um bombardeamento inimigo entre Nikopol e Oleksiyivka acabou de acontecer. Bombeiros estão a trabalhar lá agora”, anunciou o prefeito de Nikopol, Oleksandr Sayuk, na rede social Facebook.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. Que já causou pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças. E provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas. Entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia. E o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS