Ucrânia: Suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos já vem tarde

O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, disse que a suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU foi “uma ação correta, mas tardia”

Ucrânia: Suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos já vem tarde

A oposição venezuelana disse que a suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU foi “tardia” e que os líderes do mundo devem atuar oportunamente para condenar crimes contra a humanidade. “Este não é o momento para ser narradores de tragédias. A suspensão da Rússia (…) é uma ação correta, mas tardia, após a invasão atroz da Ucrânia, onde foram cometidos crimes de guerra e assassinatos de civis”, disse o líder opositor, Juan Guaidó. Num comunicado divulgado em Caracas, a oposição sublinha que “sobram as razões para que a Rússia nem deva sequer fazer parte do Conselho de Segurança da ONU”.

Ucrânia: Rússia lança ataques nas regiões de Donbass
A Rússia lançou nas últimas 24 horas sete ataques nas regiões de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, que foram repelidos, disse o Estado Maior do exército ucraniano

“Os organismos multilaterais e os seus mecanismos precisam de repensar e passar à ação”, como disse o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acrescentou Guaidó. “Não é suficiente denunciar atrocidades. Algo semelhante acontece com a Venezuela, onde [o Presidente Nicolás] Maduro, tristemente reconhecido pela ONU e acusado de crimes que lesam a humanidade e causaram quase 7 milhões de migrantes e refugiados venezuelanos, mantém um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU, tal como Cuba”, explica. Segundo o líder opositor venezuelano, “hoje, mais do que nunca, os líderes mundiais devem destacar-se pela sua solvência no exercício da defesa dos mais vulneráveis em qualquer parte do planeta, assim como por agir atempadamente perante os crimes contra a humanidade e por castigar os agressores”.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou na quinta-feira uma resolução que suspende a Rússia do Conselho de Direitos Humanos devido a alegados crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Ucrânia. A resolução, apresentada pelos Estados Unidos da América (EUA) e apoiada pela Ucrânia e outros aliados, obteve 93 votos a favor, 24 contra e 58 abstenções entre os 193 Estados-membros das Nações Unidas. Tanto a Ucrânia como a Rússia constam na atual composição do Conselho, sendo que o mandato russo expirava em 2023. Na história da ONU, só a Líbia foi suspensa do Conselho de Direitos Humanos, em 2011, também na sequência de uma votação na Assembleia-Geral da ONU.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.611 civis, incluindo 131 crianças, e feriu 2.227, entre os quais 191 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior. A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,3 milhões para os países vizinhos. Esta é a pior crise de refugiados na Europa desde a II Guerra Mundial (1939-1945) e as Nações Unidas calculam que cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS