Rússia diz que destruiu armamento entregue à Ucrânia

A Rússia disse na quarta-feira ter destruído “uma grande quantidade de armamento” fornecido por países ocidentais à Ucrânia, uma afirmação desmentida pelas autoridades ucranianas.

Rússia diz que destruiu armamento entregue à Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que “camiões com uma grande quantidade de armas e munições estrangeiras, entregues às forças ucranianas pelos Estados Unidos e países europeus, foram destruídos com mísseis Kalibr disparados do mar contra uma fábrica de alumínio em Zaporijia”. O governador da região do sul da Ucrânia, Oleksandr Starukh, garantiu, no entanto, que “nenhum depósito de munições e armas foi atingido em Zaporijia”, sublinhando que a fábrica afetada “não funciona há seis anos”.

Para ler depois
Congresso processa filho de Bolsonaro por comportamento antidemocrático
O Conselho de Ética do Congresso Brasileiro anunciou hoje que vai processar o Congressista Eduardo Bolsonaro e outros cinco legisladores por comportamento antidemocrático (… continue a ler aqui)

Na semana passada, o Presidente norte-americano, Joe Biden, tinha anunciado um novo pacote de 800 milhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia e outros 500 milhões de dólares em assistência financeira. O pacote militar inclui 72 obuses Howitzer de 155 milímetros e 144.000 peças de artilharia, 72 veículos táticos para transportar esses canhões, 121 ‘drones’ Phoenix e outros equipamentos. Este material acresce aos 18 Howitzers que Washington também já tinha autorizado, num outro pacote, há duas semanas.

Os Estados Unidos começaram a enviar este tipo de canhões para a Ucrânia desde o início da nova etapa da ofensiva russa, centrada no leste ucraniano, na região do Donbass, onde o terreno é mais plano que em outras partes do país. Desde a chegada de Joe Biden ao poder, em janeiro de 2021, os EUA já destinaram mais de 4 mil milhões de dólares em assistência de segurança para a Ucrânia, sendo que 3.400 milhões de dólares foram atribuídos desde o começo da invasão russa.

Imagens em direto da Guerra na Ucrânia

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, desencadeando uma guerra que provocou um número de baixas civis e militares ainda por determinar. A ONU confirmou hoje que pelo menos 2.787 civis morreram e 3.152 ficaram feridos, mas manteve o alerta para a probabilidade de os números serem consideravelmente superiores. O conflito levou mais de 5,3 milhões de pessoas a fugir da Ucrânia, na pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia, segundo a ONU.

Impala Instagram


RELACIONADOS