Rússia destrói 4 aviões e 4 helicópteros ucranianos na ilha Zmiinyi

As forças armadas da Rússia destruíram quatro aviões, quatro helicópteros, três ‘drones’ e uma aeronave de aterragem ucraniana nas últimas 24 horas perto da ilha Zmiinyi (Snake) no Mar Negro, disse hoje o Ministério da Defesa russo.

Rússia destrói 4 aviões e 4 helicópteros ucranianos na ilha Zmiinyi

“No decurso da noite, sobre a ilha Zmiinyi, os meios de defesa aérea russos abateram mais dois bombardeiros Su-25 e um helicóptero Mi-24 da Força Aérea Ucraniana, bem como um ‘drone’ Bayraktar-TB2 nas proximidades da cidade de Odessa”, disse o porta-voz do Exército da Rússia, Igor Konashenkov.

Para ler depois
Dois mortos e 60 desaparecidos em ataque russo a escola em Lugansk, leste da Ucrânia
Pelo menos duas pessoas morreram num ataque russo contra uma escola utilizada como abrigo na região de Lugansk, leste da Ucrânia, enquanto outras 60 estão desaparecidas sob os escombros, informaram fontes da autoridade regional ucraniana (… continue a ler aqui)

O comando militar russo acrescentou que durante o último dia “quatro aviões ucranianos, quatro helicópteros, incluindo três helicópteros de aterragem com tropas a bordo, três aviões Bayraktar-TB2 e uma aeronave de aterragem foram abatidos nesta zona”. O Ministério da Defesa russo deu a entender que as forças ucranianas tentaram efetuar uma aterragem falhada na pequena ilha na tarde de sábado e no início da manhã de hoje.

Vários meios de comunicação russos sugeriram que o ataque ucraniano foi uma tentativa de estragar as celebrações do Dia da Vitória sobre a Alemanha Nazi, talvez a mais importante celebração oficial na Rússia. O ilhéu, a 143 quilómetros da cidade portuária, foi tomado pela Marinha russa em 24 de fevereiro, no mesmo dia em que a Rússia lançou a sua denominada “operação militar especial” na Ucrânia.

Konashenkov também relatou ataques aéreos russos noutras partes do país, observando que a Força Aeroespacial destruiu o comando de uma brigada motorizada na região de Kharkiv e um centro de comunicações no aeródromo militar de Chernovoglinskoye, na cidade de Artsyz, perto da Moldávia. Além disso, a Força Aeroespacial afundou uma corveta de classe Tarantul ucraniana nas proximidades de Odessa, de acordo com a classificação da Nato.

A aviação tática e de assalto também atacou 130 alvos militares ucranianos, incluindo três postos de comando, duas baterias de artilharia, dois arsenais e 123 posições fortificadas. Segundo Konashenkov, 420 militares ucranianos morreram em resultado destes ataques, e 55 peças de equipamento de combate foram destruídas. A artilharia russa atacou 56 postos de comando, 32 baterias de artilharia, 415 postos fortificados e dois sistemas de mísseis antiaéreos S-300 perto da cidade de Korotich, na região de Kharkiv.

Impala Instagram


RELACIONADOS