Rússia autoriza importação paralela para contornar sanções

A Rússia autorizou hoje a importação de 100 categorias de bens, sem o acordo dos detentores da propriedade intelectual, incluindo telemóveis da Apple ou automóveis, para contornar as sanções impostas face à invasão da Ucrânia.

Rússia autoriza importação paralela para contornar sanções

“A responsabilidade legal é dispensada nestes casos […] para os importadores que contornam os canais oficiais de distribuição”, notou o executivo, ressalvando não se tratar de uma autorização “para importar ou vender falsificações”. Dessa lista, publicada pelo Ministério da Indústria e do Comércio, fazem parte telemóveis da Apple e da Samsung, automóveis, consolas de jogos ou talheres. A produção destes bens pertence a grupos que decidiram deixar de operar no mercado da Rússia, após a invasão da Ucrânia, ou que estão sob as sanções impostas pelo Ocidente.

Para ler depois
Quais são os países que realmente mais se esforçam por ajudar a Ucrânia
Apesar de a maior contribuição absoluta ao esforço da Ucrânia para defender-se da invasão russa estar a vir dos Estados Unidos da América, o maior esforço não é aqui que é feito. Comparativamente à riqueza produzida, um país bem mais pequeno deu mais aos ucranianos que a administração de Biden (… continue a ler aqui)

Em 18 de abril, o Presidente da Rússia afirmou que a política de sanções do Ocidente fracassou, já que a economia russa “está a estabilizar”, enquanto o nível de vida dos europeus está “a descer”. O objetivo do Ocidente era “minar rapidamente a situação financeira e económica do nosso país, causar pânico nos mercados e o colapso do sistema bancário, além de uma enorme escassez de produtos nas lojas”, defendeu, na altura, Vladimir Putin, durante uma reunião com membros do Governo sobre a situação económica do país.

Impala Instagram


RELACIONADOS